Polícia Militar do Piauí logo
SET - Sociedade Esportiva Tiradentes
A Sociedade Esportiva Tiradentes

Sociedade Esportiva Tiradentes

Ampliando cada vez mais sua estrutura, a Polícia Militar do Piauí, com o decorrer dos anos, foi-se mostrando cada vez mais efetiva dentro da sociedade piauiense. Na década de 1970, fez ampliar sua presença para além da área de segurança pública, criando a Sociedade Esportiva Tiradentes. Esse fato contribuiu com o aumento da popularidade e do reconhecimento da instituição dentro e fora do Estado do Piauí. Possivelmente está ali a raiz de uma relação hoje cada vez mais próxima da comunidade, como poderemos ver adiante.
A Sociedade Esportiva Tiradentes atuava nas áreas social e esportiva. Na área social era dividida da seguinte forma: os Clubes de Oficiais, de Subtenentes e Sargentos e de Cabos e Soldados. Já na área esportiva era dividida em futebol profissional e futebol amador. Dentre esses, o que mais se destacou na década de 1970 foi o time de futebol profissional.
O principal time do período foi o Tiradentes, o Amarelão da Polícia Militar, que de 73 a 75 conseguiu resultados expressivos defendendo o Piauí no Campeonato Brasileiro. O Amarelão enfrentou equipes como o do Corinthians, Botafogo, Vasco da Gama, Bahia e Palmeiras de igual para igual. (50)

Referência:
A História da Polícia Militar do Piauí. Laécio Barros Dias e Aelson Barros Dias, organizadores. _Teresina: Gráfica Expansão, 2010. Pág. 41.

Nota:
50 TAVARES, Zózimo. 100 fatos do Piauí no século 20. Teresina: Halley, 2000. p.v92.