Polícia Militar do Piauí logo
CIPTur
Companhia Independente de Policiamento de Turismo - CIPTUR



A Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTUR), localizada na cidade de Luís Correia, Estado do Piauí, possui atualmente o efetivo de 49 Policiais Militares, entre oficiais e praças, inicialmente sua sede era na delegacia de policia civil como Grupamento de Polícia Militar (GPM), passando a Pelotão de Policiamento Ostensivo (PPO) em 16 de dezembro de 1994, com inauguração da nova e atual sede, localizada Av. Deputado João Pinto, nº 305, Bairro Centro.  Em data de 14 de julho de 2008 passou a ser Companhia Independente sendo desmembrada do 2º BPM, após ser criada na estrutura organizacional da Polícia Militar do Estado do Piauí, pela Lei Complementar nº 111/08, tendo como sua jurisdição territorial, na atuação do policiamento ostensivo, responsabilidade pelas cidades de Luís Correia (Sede) e Cajueiro da Praia (GPM).

Teve como seu primeiro comandante o então Cap. QOPM Antônio Pacífico de Castro Neto, que assumiu o comando em 14 de julho de 2009 (um ano após a criação da CIPTUR), permanecendo até 07/05/2012, e substituído pelo segundo comandante o Major QOPM Denílson Gomes da Silva, permanecendo durante 10 meses a frente da CIPTUR, sendo substituído pelo atual comandante o Major QOPM Antônio Pacífico de Castro Neto, na data de 10/12/2012.

Em suas diversas atribuições é destacada a realização do policiamento ostensivo especializado de apoio ao turismo e aos turistas no litoral piauiense, visando à preservação da ordem pública e a incolumidade das pessoas e do patrimônio, sempre pautada no respeito à vida e aos direitos humanos.