Polícia Militar do Piauí logo
Diretoria de Comunicação Social
Polícia Militar do Piauí
Quartel do Comando Geral
Diretoria de Comunicação Social - DCOM

Com a aprovação da Lei n° 6.792 de 19 de abril de 2016, que altera a Lei de Organização Básica da Polícia Militar do Piauí, diversas mudanças foram implementadas na Corporação, dentre elas a criação da Diretoria de Comunicação Social (DCOM), que é o órgão de assessoramento, apresentação e coordenação das relações entre a Instituição e o público externo.

Subordinada ao Comando Geral da PMPI, compete à DCOM a execução da política de comunicação social institucional, compreendendo as relações públicas, imprensa, publicidade, marketing e cerimonial militar, além de contribuir na construção da boa imagem da Corporação. 

Com o objetivo de divulgar a missão, visão e valores da Polícia Militar, bem como dar publicidade às ações realizadas pela corporação, tanto operacionais como comunitárias, a DCOM trabalha na produção de diversos materiais institucionais, que são divulgadas em diversas meios, como no site oficial (www.pm.pi.gov.br). Esses conteúdos são replicados nos perfis das redes sociais, facebook (@policiamilitarpiaui) e instragram (@pmpi_oficial). 

As fotos produzidas em ocorrências, solenidades, operações e demais atividades são postadas em álbuns do perfil do Flickr, já os vídeos produzidos pela Diretoria e episódios do programa de TV Polícia Militar: Ação e Cidadania são compartilhados no canal da PMPI no Youtube (yt.com/c/policiamilitarpiauipmpi). Ademais, a Diretoria trabalha junto à Coordenadoria de Comunicação Social do Governo do Piauí (CCOM) na produção do quadro Minuto PM, que faz parte do programa de rádio semanal Informativo Piauí Notícias, além da realização de campanhas e produção de peças publicitárias.

Outra importante atividade desempenhada pela Diretoria é coordenar a relação entre a Instituição e a imprensa, auxiliando o Comando Geral e o efetivo em geral em entrevistas jornalísticas e na transmissão de informações aos jornalistas. 

A realização de cerimoniais também é atribuição da DCOM, destacando-se as cerimônias de Aniversário da Corporação, de Passagem de Comando (tanto do Comando Geral quanto dos Comandos de Unidades e Subunidades), de Formaturas dos cursos de formação, aperfeiçoamento e capacitação do efetivo, além daquelas alusivas às datas comemorativas, como Tiradentes, Dia da Bandeira e Dia Internacional da Mulher.

A equipe trabalha dinamicamente nos variados âmbitos referentes à Comunicação Social, tendo em vista a construção da imagem institucional da PMPI, bem como a divulgação de suas ações na capital e no interior do Estado, tanto para o público interno quanto o externo.

 Há, ainda, o Comando de Policiamento Especializado (CPE), o Comando de Policiamento Aéreo Tático (COPAER) e Comando de Policiamento Comunitário (CPCOM), cuja atuação alcança todas as regiões do Estado.