INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Militar do Piauí logo
+ Mais Notícias...
Últimas Galerias de Fotos
SOLENIDADE MILITAR: ANIVERSÁRIO PMPI
SOLENIDADE MILITAR: ANIVERSÁRIO PMPI
 
CELEBRAÇÃO DO DIA DAS MÃES
CELEBRAÇÃO DO DIA DAS MÃES
SOLENIDADE AO DIA DE TIRADENTES
SOLENIDADE AO DIA DE TIRADENTES
 
CMT GERAL PMPI VISITA UNIDADE DO EXTREMO SUL DO PIAUÍ E ENTREGA VIATURAS
CMT GERAL PMPI VISITA UNIDADE DO EXTREMO SUL DO PIAUÍ E ENTREGA VIATURAS
+ Mais Galerias de Fotos...
Centro de Educação Profissional - CEP
Centro de Educação Profissional - CEP
POLÍCIA MILITAR DO PIAUÍ
DIRETORIA DE ENSINO, INSTRUÇÃO E PESQUISA
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Histórico do antigo CFAP

A primeira Unidade de Formação da Polícia Militar do Piauí funcionou nas dependências do Quartel do Comando Geral, situado na Praça Pedro II, com a denominação de Companhia Escola, permanecendo com este nome até 1964, quando foi transferida para as dependências da Casa do Menor no Bairro Ilhotas, recebendo o nome de Centro de Instrução (CI), onde continuou formando somente Cabos e Soldados.

Em 1972, as dependências da antiga Casa do Menor, onde funcionava o Centro de Instrução, passou por uma série de reformas, sendo acrescido a este um Centro de Educação Física (CEF), funcionando com campo de futebol, quadras esportivas, pista de atletismo e piscina. Neste ano, mais precisamente em 12 de agosto de 1972, data da inauguração das novas dependências, recebeu a denominação de Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), recebendo as atribuições de formar e aperfeiçoar os praças da Polícia Militar do Piauí.

No dia 22 de junho de 1973, o CFAP entregou à sociedade piauiense a primeira turma de Sargentos formados em suas dependências. Era uma turma de 93 jovens Sargentos. Desta data em diante, o CFAP passou a ser o local onde ocorreram todos os cursos tanto de formação de praças recém-ingressos na Corporação quanto de aperfeiçoamento daqueles que já desempenhavam as atividades policiais no estado do Piauí, tornando-os aptos a exercerem a função de um posto ou uma graduação acima da que já vinham exercendo.

Criação do Centro de Educação Profissional - CEP

Com a aprovação da Lei n° 6.792, de 19 de abril de 2016, que alterou a LOB (Lei de Organização Básica da PMPI), o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e a Academia da PMPI foram substituídos pelo Centro de Educação Profissional – CEP – que passou a funcionar na sede do antigo CFAP.

Atualmente, o CEP é órgão encarregado da execução dos cursos profissionais, compreendendo os de formação, previstos como requisito para o exercício da função policial militar, os de graduação e pós-graduação, os de extensão e capacitação continuada.

O Sistema de Ensino da Polícia Militar integra, para fins da aplicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o sistema de ensino estadual, valorizando, especialmente:

I – a integração permanente com a sociedade;
II – o respeito aos direitos humanos e às diversidades;
III – a seleção pelo mérito e a profissionalização continuada e progressiva;
IV – o aperfeiçoamento dos padrões éticos, morais, culturais e de eficiência;
V – As titulações e graus próprios ou equivalentes a outros sistemas de ensino.

A Coordenação de Cursos do CEP é dividida em três outras coordenações com atribuições específicas. São elas:

a) Coordenação de Formação Profissional, que abrange os cursos de formação de Praças e Oficiais;
b) Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação, que abrange o Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública (CEGSP);
c) Coordenação de Extensão e Capacitação Continuada, que abrange os cursos de habilitação de Oficiais e de aperfeiçoamento de Sargentos.

O Centro de Educação Profissional da PMPI localiza-se na Av. Marechal Castelo Branco, s/n, bairro Ilhotas, Teresina-PI. CEP: 64001-810.
Telefone público: 3221-4906
E-mail: ajudanciacfap.pi@hotmail.com


Polícia Militar do Piauí - Quartel do Comando Geral
Avenida Higino Cunha, nº 1750 Bairro Ilhotas CEP: 64014-220