INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Militar do Piauí logo
+ Mais Notícias...
Últimas Galerias de Fotos
SOLENIDADE MILITAR: 182 ANOS DA PMPI
SOLENIDADE MILITAR: 182 ANOS DA PMPI
 
CELEBRAÇÃO DO DIA DAS MÃES 2017
CELEBRAÇÃO DO DIA DAS MÃES 2017
SOLENIDADE AO DIA DE TIRADENTES - 2017
SOLENIDADE AO DIA DE TIRADENTES - 2017
 
CMT GERAL PMPI VISITA UNIDADE DO EXTREMO SUL DO PIAUÍ E ENTREGA VIATURAS
CMT GERAL PMPI VISITA UNIDADE DO EXTREMO SUL DO PIAUÍ E ENTREGA VIATURAS
+ Mais Galerias de Fotos...
Centro de Educação Profissional - CEP
Centro de Educação Profissional - CEP
POLÍCIA MILITAR DO PIAUÍ
DIRETORIA DE ENSINO, INSTRUÇÃO E PESQUISA
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Histórico do antigo CFAP

A primeira Unidade de Formação da Polícia Militar do Piauí funcionou nas dependências do Quartel do Comando Geral, situado na Praça Pedro II, com a denominação de Companhia Escola, permanecendo com este nome até 1964, quando foi transferida para as dependências da Casa do Menor no Bairro Ilhotas, recebendo o nome de Centro de Instrução (CI), onde continuou formando somente Cabos e Soldados.

Em 1972, as dependências da antiga Casa do Menor, onde funcionava o Centro de Instrução, passou por uma série de reformas, sendo acrescido a este um Centro de Educação Física (CEF), funcionando com campo de futebol, quadras esportivas, pista de atletismo e piscina. Neste ano, mais precisamente em 12 de agosto de 1972, data da inauguração das novas dependências, recebeu a denominação de Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), recebendo as atribuições de formar e aperfeiçoar os praças da Polícia Militar do Piauí.

No dia 22 de junho de 1973, o CFAP entregou à sociedade piauiense a primeira turma de Sargentos formados em suas dependências. Era uma turma de 93 jovens Sargentos. Desta data em diante, o CFAP passou a ser o local onde ocorreram todos os cursos tanto de formação de praças recém-ingressos na Corporação quanto de aperfeiçoamento daqueles que já desempenhavam as atividades policiais no estado do Piauí, tornando-os aptos a exercerem a função de um posto ou uma graduação acima da que já vinham exercendo.

Criação do Centro de Educação Profissional - CEP

Com a aprovação da Lei n° 6.792, de 19 de abril de 2016, que alterou a LOB (Lei de Organização Básica da PMPI), o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e a Academia da PMPI foram substituídos pelo Centro de Educação Profissional – CEP – que passou a funcionar na sede do antigo CFAP.

Atualmente, o CEP é órgão encarregado da execução dos cursos profissionais, compreendendo os de formação, previstos como requisito para o exercício da função policial militar, os de graduação e pós-graduação, os de extensão e capacitação continuada.

O Sistema de Ensino da Polícia Militar integra, para fins da aplicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o sistema de ensino estadual, valorizando, especialmente:

I – a integração permanente com a sociedade;
II – o respeito aos direitos humanos e às diversidades;
III – a seleção pelo mérito e a profissionalização continuada e progressiva;
IV – o aperfeiçoamento dos padrões éticos, morais, culturais e de eficiência;
V – As titulações e graus próprios ou equivalentes a outros sistemas de ensino.

A Coordenação de Cursos do CEP é dividida em três outras coordenações com atribuições específicas. São elas:

a) Coordenação de Formação Profissional, que abrange os cursos de formação de Praças e Oficiais;
b) Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação, que abrange o Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública (CEGSP);
c) Coordenação de Extensão e Capacitação Continuada, que abrange os cursos de habilitação de Oficiais e de aperfeiçoamento de Sargentos.

O Centro de Educação Profissional da PMPI localiza-se na Av. Marechal Castelo Branco, s/n, bairro Ilhotas, Teresina-PI. CEP: 64001-810.
Telefone público: 3221-4906
E-mail: ajudanciacfap.pi@hotmail.com


Polícia Militar do Piauí - Quartel do Comando Geral
Avenida Higino Cunha, nº 1750 Bairro Ilhotas CEP: 64014-220