INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Militar do Piauí logo
+ Mais Notícias...
Últimas Galerias de Fotos
SOLENIDADE MILITAR: ANIVERSÁRIO PMPI
SOLENIDADE MILITAR: ANIVERSÁRIO PMPI
 
CELEBRAÇÃO DO DIA DAS MÃES
CELEBRAÇÃO DO DIA DAS MÃES
SOLENIDADE AO DIA DE TIRADENTES
SOLENIDADE AO DIA DE TIRADENTES
 
CMT GERAL PMPI VISITA UNIDADE DO EXTREMO SUL DO PIAUÍ E ENTREGA VIATURAS
CMT GERAL PMPI VISITA UNIDADE DO EXTREMO SUL DO PIAUÍ E ENTREGA VIATURAS
+ Mais Galerias de Fotos...
QCG
Novo Quartel do Comando Geral da PMPI
Quartel do Comando Geral da PM - QCG

Fato de grande importância na História da Polícia Militar no Piauí foi a construção da atual sede do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (QCG). O quartel foi inaugurado em 1978. Essa construção foi decorrente da necessidade, à época, de sua transferência do centro da cidade, na Praça Pedro II (hoje Centro Artesanal  Mestre Dezinho), onde funcionou por várias décadas, para uma região mais periférica e que reunisse outras unidades funcionais.
Construção do novo Quartel do Comando Geral da PM
Na década de 1980, o mais expressivo fato ligado à PM foi a construção do Hospital da Polícia Militar, que depois viria a receber o nome do ex-governador e médico Dirceu Arcoverde. Tal obra foi inaugurada em 21 de abril de 1986. Pela sua dimensão funcional, foi de fundamental importância para a preservação da saúde de todo o quadro de funcionários da corporação.

Ainda nos anos 80, foi criado o Stand de Tiro da PM do Piauí. Localizado na área do então Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), próximo ao QCG, essa instalação militar foi construída com o objetivo de treinamento e aperfeiçoamento de tiros dos policiais militares. Uma iniciativa decorrente do empenho da instituição em busca de fornecer à sociedade uma segurança cada vez mais qualificada.

Diante do desejo de prestar serviços à comunidade, que vão além da segurança pública, obrigação constitucional da corporação, a PM passou, já na década de 1980, a prestar mais um relevante serviço à população do Estado. É que, justamente naquela década, passou a ser admitida na corporação a presença de mulheres. Além da quebra de um preconceito, a PM trazia para dentro da corporação a importante contribuição feminina, o que favoreceu, de um lado, a execução de mais serviços e, de outro, a criação de meios para ampliar as possibilidade de trabalho para a mulher piauiense.

Dos anos 90 até os dias atuais, houve várias medidas tomadas pela Polícia Militar no Piauí no sentido de aperfeiçoar ainda mais os quadros internos da Corporação.

Referência:
A História da Polícia Militar do Piauí. Laécio Barros Dias e Aelson Barros Dias, organizadores. _Teresina: Gráfica Expansão, 2010. Pág. 43.



Polícia Militar do Piauí - Quartel do Comando Geral
Avenida Higino Cunha, nº 1750 Bairro Ilhotas CEP: 64014-220