INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Militar do Piauí logo
+ Todas as Notícias...
Últimas Galerias de Fotos
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
 
188 ANOS PMPI
188 ANOS PMPI
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
 
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
+ Mais Galerias de Fotos...
PROERD
PROERD-PI
Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD
As crianças do Piauí longe das drogas

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd é uma vertente do policiamento comunitário, implementado sobre o pilar da prevenção. O PROERD é a adaptação brasileira do D.A.R.E – Drug Abuse Resistence Education, programa americano que se iniciou em Los Angeles e já́ está, hodiernamente, em mais de 50 países, tornando-se uma bandeira internacional da polícia preventiva. Alicerçado sobro o tripé́ POLÍCIA, ESCOLA e FAMÍLIA, o PROERD atua em 03 (três) faixas etárias: no infantil (PROERD KIDS), no 5º ano e no 7º ano, em várias cidades do Piauí.

O Proerd foi instituído no Estado do Piauí através da Lei nº 5.433 de 29.12.2004, na qual consta a criação a Coordenadoria Estadual do Proerd e as Coordenadorias Regionais, bem como seus objetivos, forma de atuação entre outros. Contudo, no tocante a regulamentação das competências, chefias, estrutura organizacional, normas de funcionamento, implementação e cronograma das Coordenadorias e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência – Proerd, a referida lei apenas prevê que seja objeto de Projeto de Lei a ser encaminhado ao Poder Executivo para que seja proposto através de Lei Específica.
 
A Coordenadoria Estadual do Proerd, atualmente está sob o comando da Major Pm Josilene Alves Dias, como Coordenadora Estadual  e da Capitã Pm Marcia Jeane Ribeiro dos Santos como Coordenadora adjunta. A referida Coordenadoria planeja todas as atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) realizadas na capital e no interior do Estado. Na capital conta com uma equipe de instrutores e mentores, que além das atividades em sala de aula, participam e executam outras atividades no tocante a realização de Cursos, Palestras, encontros pedagógicos, organização de solenidades de Formaturas Proerd, eventos de divulgação do programa.

Com objetivo de executar um acompanhamento das atividades realizadas no interior do Estado, além de gerenciar as ações, distribuir e supervisionar a utilização dos materiais didáticos, a Coordenadoria realiza Reuniões de Orientação Técnica com os Coordenadores Regionais(localizadas em Floriano, Paulistana, Bom Jesus, Picos, São Raimundo Nonato, Campo Maior, Parnaíba, Uruçuí e Oeiras) e instrutores, atuando em parceria com os comandos das Unidades do interior de cada município e ainda se faz presente nas diversas Solenidades de Formaturas do Proerd.

A aplicação dos currículos se da seguinte forma: Currículo kids – que consiste na aplicação de aulas voltadas para as séries iniciais (1º, 2º, 3º e 4º anos do ensino fundamental). Com material didático que consiste em slides em mídia e cartazes impressos, além de vídeos e materiais lúdicos, no sentido de proporcionar a compreensão da criança em temas como segurança pessoal, cidadania, trânsito, etc, desenvolvido durante 8 semanas, 1 aula por semana. Currículo do 5º ano – que é organizado para um período de 10 semanas direcionado às crianças de 09 a 12 anos de idade, que estejam cursando preferencialmente o 5º ano do ensino fundamental. Durante dez semanas, será ministrada 01 lição por semana em cada classe, com tempo de duração aproximadamente de cinquenta minutos, onde o Instrutor PROERD, que é um Policial Militar, desenvolverá o conteúdo do programa utilizando a cartilha PROERD, com a colaboração imprescindível do (a) Professor (a) / educador (a) da classe, que além de auxiliar na aplicação das atividades, terá um papel importante como divulgador (a) das ideias do programa. Currículo do 7º ano – que segue o mesmo padrão do currículo do 5º ano, com algumas diferenças para melhor se adaptar a faixa etária dos alunos, abordando o tema das drogas de forma mais intensa e direta, ambos os currículos abordam o tema “drogas”, inclusive as lícitas; e, ainda, são trabalhadas a valoração da amizade, o bullyng e a violência. Currículo do Proerd Pais - pensado para que os pais possam compreender a metodologia aplicada pelo Proerd. Desta forma os pais dos alunos podem acompanhar o trabalho desenvolvido por seus filhos durante as aulas do Programa, fortalecendo os vínculos entre as instituições públicas, família e a comunidade escolar, criando uma rede de proteção às crianças e adolescentes. É organizado para um período de cinco semanas direcionado pais de alunos e à comunidade adulta. Para a conclusão de cada curso é realizada uma solenidade de formatura com a presença das autoridades participantes, dos pais, alunos, professores, direção da escola e convidados, onde os alunos receberão um certificado de conclusão do programa, assumindo publicamente o compromisso de dizerem "NÃO" às drogas e à violência e no caso dos pais assumindo publicamente o compromisso de participar da vida escolar e construção da cidadania no município.



Polícia Militar do Piauí - Quartel do Comando Geral
Avenida Higino Cunha, nº 1750 Bairro Ilhotas CEP: 64014-220
Telefone: (86)9 9430 4318 (Ouvidoria) - Email: comando@pm.pi.gov.br