INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Militar do Piauí logo
+ Todas as Notícias...
Últimas Galerias de Fotos
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
 
188 ANOS PMPI
188 ANOS PMPI
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
 
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
+ Mais Galerias de Fotos...
13º BPM
13º BPM - Santa Maria da Codipi - Teresina
POLÍCIA MILITAR DO PIAUÍ
COMANDO DE POLICIAMENTO METROPOLITANO I
13º BATALHÃO POLICIAL MILITAR


Na década de 1990, a Polícia Militar do Piauí implantou uma forma de realizar policiamento ostensivo por meio de boxes, e a região do Povoado Santa Maria da Codipi foi contemplada com um deles, subordinado ao 1º Batalhão Policial Militar. Devido ao surgimento de muitas comunidades na grande região da Santa Maria da Codipi, houve a necessidade de garantir a segurança destas com o aumento do efetivo policial. Pela expansão demográfica e necessidade de descentralizar o efetivo, o 1º BPM passou a Companhia do Poty Velho, responsável pelo box de policiamento ostensivo do Povoado Santa Maria da Codipi, para o 9º BPM no ano de 1997. Na época, este box se transformou em Posto de Policiamento Ostensivo (PPO) da Santa Maria da Codipi e passou a fazer parte da 2ª Companhia do 9º BPM.

Na década de 2000, por causa da constante expansão populacional nesta área da cidade de Teresina, houve um grande desenvolvimento econômico e das atividades comerciais diversas. Devido a este fato, o PPO da Santa Maria Maria da Codipi foi elevado a 3ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) da Santa Maria da Codipi, aumentando seu contingente de policiais militares. Já no ano de 2009, o 13º Batalhão da Polícia Militar foi criado pela Lei Complementar Nº 137 de 23/10/2009, saindo da condição de CIPM.

A nossa região é uma das que mais cresce atualmente em Teresina, possui aproximadamente dezesseis bairros e quinze povoados. Localiza-se aqui um dos maiores conjuntos habitacionais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que é o Residencial Jacinta Andrade, empreendimento habitacional que proporcionou considerável aumento da população desta região, que atualmente é estimada em 70 mil habitantes.

No dia 24 de setembro de 2012, a sede deste Batalhão da Santa Maria da Codipi foi transferida do seu antigo local de funcionamento ao Prédio destinado à Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, situado no Residencial Jacinta Andrade, fato este que teve grande respaldo da comunidade de toda a Região da Grande Santa Maria da CODIPI e ainda elevou a autoestima dos policiais militares lotados nesta OPM.  Hoje, está localizada na Rua Lourival Mesquita, s/nº, Conjunto Residencial Jacinta Andrade, CEP 64012-430.



Polícia Militar do Piauí - Quartel do Comando Geral
Avenida Higino Cunha, nº 1750 Bairro Ilhotas CEP: 64014-220
Telefone: (86)9 9430 4318 (Ouvidoria) - Email: comando@pm.pi.gov.br