INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Militar do Piauí logo
+ Todas as Notícias...
Últimas Galerias de Fotos
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
 
188 ANOS PMPI
188 ANOS PMPI
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
 
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
+ Mais Galerias de Fotos...
Estatística
Ditel - Setor de Estatística
Divisão de Estatística
Instrumento de coleta de dados e produção de Informações

Iniciamos nossa apresentação com uma passagem da Obra de G. Glotz apud Adorno e Horkheimer (1985, p. 25), por nos ajudar a compreender a extensão da estatística como método de descrição da realidade amplamente utilizada desde as primeiras civilizações. Desde os tempos mais remotos a descrição da realidade tem sido um recurso utilizado por estadistas, chefes e comandantes militares para a tarefa de bem governar a sociedade. O bom governo busca a felicidade do seu povo, essa felicidade torna-se concreta quando se realiza no indivíduo em particular. O trecho acima nos revela o conhecimento de Ulisses da realidade do seu reino, a quantidade de habitantes, o modo como o povo vivia, o que produziam e acima de tudo sabia que estavam, cada um em sua propriedade vigiando o reino como um todo contra o inimigo.

Hoje, a estatística como método e técnica de descrição da realidade tem alcançado os diversos campos do conhecimento científico, seja na economia, na administração, ou na matemática, sempre com a mesma finalidade: reunir informações que possam contribuir para o autodesenvolvimento da sociedade política. Entenda-se como autodesenvolvimento a capacidade que o Estado possui em gerir a atividade pública com os recursos de que dispõe, os quais são geralmente escassos.  A estatística é a possibilidade do gestor público ou privado avaliar sua performance, conhecendo os pontos fortes e fracos da sua gestão e a partir daí tomar decisões mais acertadas quanto a utilização dos meios disponíveis para o atendimento das demandas sociais e administrativas. É também a possibilidade da sociedade, através das informações produzidas, participar de forma mais consciente dos assuntos públicos que lhes são inerentes. Dessa forma, a Estatística tem servido como meio de fortalecimento da democracia e tem sido amplamente utilizada pelos gestores na elaboração das políticas públicas, primando-se pelos princípios da transparência e do respeito à dignidade da pessoa humana. Seguindo esta lógica foi criada na estrutura da Polícia Militar em 2011, a Diretoria de Telemática, tendo como uma das suas subdivisões a Divisão de Estatística e Geoprocessamento, com a finalidade de coletar dados para a produção de informações confiáveis que possam servir de indicadores na área da Segurança Pública.

O desenvolvimento de estatísticas na Polícia Militar é, portanto, recente e tem sido aperfeiçoado com a utilização de uma série de tecnologias informacionais, a exemplo do Geoprocessamento, tecnologia esta que trata de um conjunto de técnicas que conta com a máxima da localização espacial e do processamento de dados. A necessidade de possuir, atualizar e controlar a informação é fundamental em qualquer operação policial. Consequentemente, utilizar uma melhor tecnologia que atenda as demandas e os anseios da sociedade produz aumento significativo da eficiência na segurança pública.

Outro ponto importante é a parceria existente com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), por meio da qual, a Divisão de Estatísticas e Geoprocessamento tem consolidado junto ao Sistema Nacional de Estatísticas Policiais e Justiça Criminal (SINESPJC) o banco de dados relativo às estatísticas criminais do Estado, sendo este procedimento de suma importância, uma vez que servirá de subsídios para a elaboração de políticas públicas na área da Segurança Pública. 



Polícia Militar do Piauí - Quartel do Comando Geral
Avenida Higino Cunha, nº 1750 Bairro Ilhotas CEP: 64014-220
Telefone: (86)9 9430 4318 (Ouvidoria) - Email: comando@pm.pi.gov.br