INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Militar do Piauí logo
+ Todas as Notícias...
Últimas Galerias de Fotos
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
 
188 ANOS PMPI
188 ANOS PMPI
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
 
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
+ Mais Galerias de Fotos...
CEMCOP
Centro de Monitoramento e Controle Operacional
Centro de Monitoramento e Controle Operacional – CEMCOP

O esforço para aprimorar a tecnologia da Polícia Militar do Piauí é motivada pela ideia contínua e positiva de proporcionar uma segurança pública de qualidade com os recursos mais atuais. Hoje a Polícia Militar conta em sua estrutura com diversas tecnologias implantadas que auxiliam na Segurança Pública do Estado do Piauí, que proporcionam alocação de recursos policiais, em especial para atividade operacional, a exemplo do guardião eletrônico, rádio digital, computadores de bordo, sistemas de atendimento às ocorrências, dentre outros.

O Circuito Fechado de Televisão (CFTV) é um dos meios mais eficientes para prevenção e controle da segurança patrimonial e pessoal. Através dele é possível ver e gravar imagens de locais vulneráveis ou de risco, situados em ambientes residenciais, corporativos e públicos. Novas tecnologias tornam o CFTV cada vez mais completo e versátil: câmeras com detectores especiais gravam apenas se houver movimento na cena, mas no caso específico da Capital do Estado do Piauí as imagens serão gravadas sem interrupções; gravadores digitais aboliram as incômodas e frágeis fitas de gravação; câmeras acopladas a um computador, rodando um software apropriado, permitem que imagens sejam transmitidas "ao vivo" para outro computador remoto, via internet ou rede de computadores local.

As câmeras são móveis e se movimentam de acordo com o controle do operador, com o intuito de acompanhar um evento ou buscar ao redor da câmera uma imagem desejada. As câmeras móveis são também conhecidas como PTZ ou Dome, por serem acopladas em um domo.

No caso do sistema aqui descrito as imagens são gravadas em computadores montados em um sítio de monitoramento. Este sítio está instalado nos servidores da Diretoria de Telemática da PMPI. Somente os administradores do sistema terão acesso a esses computadores e consequentemente às imagens gravadas. O Guardião Eletrônico, intitulado assim pela Polícia Militar, busca a vigilância eletrônica por câmeras nas principais ruas, avenidas e pontos de saúde, cultura e lazer da capital. Conta atualmente com 30 (trinta) câmeras de vigilância instaladas nas diversas regiões da cidade, com previsão de firmar uma parceria com a prefeitura de Teresina juntamente com a STRANS para unificar as câmeras deles com a nossa. Os operadores deverão seguir normas a serem determinadas pelo Centro de Monitoramento, onde ao identificar qualquer indício de anormalidade nas vias públicas sejam elas crimes, contravenções ou outras, deverão  imediatamente via rádio acionar o COPOM, para em ato contínuo gerar a ocorrência no SIOPM, e acompanhar a ocorrência até o final via câmera fornecendo através da rádio, à viatura que atender o evento, as informações necessárias.

O rádio digital também foi implantado e inserido em diversas áreas da capital e aprimoram a cada dia mais, uma nova forma de comunicar e de resposta da Polícia Militar para a sociedade e a Segurança Pública. Com a inserção do rádio digital, há melhorias como:
   • Comunicação integrada entre COPOM e Batalhões / Rastreamento de Viaturas
   • Gravação básica das conversas de rádio
   • Segurança na comunicação (Criptografia)
   • Qualidade de áudio
   • Links seguros digitais interligando o sistema (4.9GHz).



Polícia Militar do Piauí - Quartel do Comando Geral
Avenida Higino Cunha, nº 1750 Bairro Ilhotas CEP: 64014-220
Telefone: (86)9 9430 4318 (Ouvidoria) - Email: comando@pm.pi.gov.br