INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Militar do Piauí logo
+ Mais Notícias...
Últimas Galerias de Fotos
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DA BANDEIRA
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DA BANDEIRA
 
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES
PASSAGEM DE COMANDO-GERAL DA PMPI - 2022
PASSAGEM DE COMANDO-GERAL DA PMPI - 2022
 
SOLENIDADE DE ENTREGA DE VEÍCULOS, ARMAS E EQUIPAMENTOS
SOLENIDADE DE ENTREGA DE VEÍCULOS, ARMAS E EQUIPAMENTOS
+ Mais Galerias de Fotos...
Coordenadoria de Gerenciamento de Crises e Direitos Humanos – CGCDH
Coordenação de Gerenciamento de Crise e Direitos Humanos
.A Lei Ordinária nº 5.457 de 30 de junho de 2005 criou a Coordenadoria de Gerenciamento de Crises e Direitos Humanos – CGCDH – no âmbito da estrutura organizacional da Polícia Militar do Piauí para atuar em todo o Estado, cuja finalidade é o gerenciamento dos conflitos de maneira pacífica, a disseminação da política dos direitos humanos no âmbito interno e externo da Corporação e a garantia da ordem social, conforme o Art. 144, V, § 5º da CF/88. 

Os direitos e garantias individuais e coletivos norteiam a atuação Policial Militar e da Coordenadoria de Gerenciamento de Crises e Direitos Humanos. Nesse sentido, a atuação executa-se, na maioria das vezes, em manifestações, interdições de ruas e avenidas, apoio policial ao cumprimento de ordem judicial para reintegração de posse, busca e apreensão de veículos, sendo que, em qualquer hipótese, o atendimento se dá por meio de autorização do Comandante Geral da PMPI. Quanto às demandas judiciais, não compete à CGCDH questioná-las, mas prestar o auxílio devido dentro do ambiente de negociação.

Além da promoção dos direitos humanos, a CGCDH desenvolve suas atividades levando em conta o princípio da progressão de força, sendo a presença policial, por si só, parte importantíssima dos meios legais, havendo evolução das ações policiais somente quando devidamente autorizado e em necessidade indispensável à manutenção da ordem pública e da paz social.

A CGCDH conta com as divisões administrativa e operacional, e seu serviço compreende escalas ordinárias ou extraordinárias, na capital ou no interior, e o efetivo se encontra à disposição para servir em todo o Piauí.



Polícia Militar do Piauí - Quartel do Comando Geral
Avenida Higino Cunha, nº 1750 Bairro Ilhotas CEP: 64014-220
Telefone: (86)9 9430 4318 (Ouvidoria) - Email: comando@pm.pi.gov.br