INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Militar do Piauí logo
+ Todas as Notícias...
Últimas Galerias de Fotos
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
 
188 ANOS PMPI
188 ANOS PMPI
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
 
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
+ Mais Galerias de Fotos...
Coordenadoria de Gerenciamento de Crises e Direitos Humanos – CGCDH
Coordenação de Gerenciamento de Crise e Direitos Humanos
.A Lei Ordinária nº 5.457 de 30 de junho de 2005 criou a Coordenadoria de Gerenciamento de Crises e Direitos Humanos – CGCDH – no âmbito da estrutura organizacional da Polícia Militar do Piauí para atuar em todo o Estado, cuja finalidade é o gerenciamento dos conflitos de maneira pacífica, a disseminação da política dos direitos humanos no âmbito interno e externo da Corporação e a garantia da ordem social, conforme o Art. 144, V, § 5º da CF/88. 

Os direitos e garantias individuais e coletivos norteiam a atuação Policial Militar e da Coordenadoria de Gerenciamento de Crises e Direitos Humanos. Nesse sentido, a atuação executa-se, na maioria das vezes, em manifestações, interdições de ruas e avenidas, apoio policial ao cumprimento de ordem judicial para reintegração de posse, busca e apreensão de veículos, sendo que, em qualquer hipótese, o atendimento se dá por meio de autorização do Comandante Geral da PMPI. Quanto às demandas judiciais, não compete à CGCDH questioná-las, mas prestar o auxílio devido dentro do ambiente de negociação.

Além da promoção dos direitos humanos, a CGCDH desenvolve suas atividades levando em conta o princípio da progressão de força, sendo a presença policial, por si só, parte importantíssima dos meios legais, havendo evolução das ações policiais somente quando devidamente autorizado e em necessidade indispensável à manutenção da ordem pública e da paz social.

A CGCDH conta com as divisões administrativa e operacional, e seu serviço compreende escalas ordinárias ou extraordinárias, na capital ou no interior, e o efetivo se encontra à disposição para servir em todo o Piauí.



Polícia Militar do Piauí - Quartel do Comando Geral
Avenida Higino Cunha, nº 1750 Bairro Ilhotas CEP: 64014-220
Telefone: (86)9 9430 4318 (Ouvidoria) - Email: comando@pm.pi.gov.br