INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Militar do Piauí logo
+ Todas as Notícias...
Últimas Galerias de Fotos
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
 
188 ANOS PMPI
188 ANOS PMPI
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
 
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
+ Mais Galerias de Fotos...
Comando de Polícia Comunitária - CPCOM
COMANDO DE POLÍCIA COMUNITÁRIA

A descentralização operacional da Polícia Militar do Piauí, efetivada no início da década de 90, levou a atuação da corporação e seus processos de tomadas de decisões para mais próximo das realidades vivenciadas em inúmeros municípios e comunidades urbanas antes gerenciadas à distância, impactando na interação entre o policial militar e o cidadão e elevando as exigências por uma atuação que promovesse a transformação das realidades que afligem o dia-a-dia da população, forçando uma redefinição dos papeis e da forma de pensar e de fazer polícia.

Mediante a experiência que foi sendo acumulada ao longo dos anos e a expansão da filosofia de polícia comunitária, incorporando a percepção que a população pode e deve contribuir para identificar, priorizar e resolver problemas comuns em questões inerentes a segurança pública, o estado do Piauí, por meio da lei complementar nº 168, de 19 de maio de 2011, cria inicialmente o batalhão de policiamento comunitário, com o objetivo de realizar o policiamento comunitário de caráter prioritariamente preventivo, com responsabilidade territorial, ação integrada e complementar às demais modalidades de policiamento.

No ano de 2012, no dia 27 de março, através da lei nº 6.199, foi criado o Comando de Polícia Comunitária - CPCOM, com circunscrição em todo o estado do Piauí, responsável pela coordenação das atividades de policiamento comunitário e de proteção às atividades escolares, ficando subordinado ao mesmo o batalhão de polícia comunitária e a companhia independente de policiamento escolar.

 Ao batalhão de policiamento comunitário foram incorporadas 05(cinco) companhias, com sedes em Teresina, Picos, Parnaíba, Floriano e Piripiri. Estrutura desativada no início de 2015.

Em 2016, em decorrência de nova conformação legislativa, ao Comando de Polícia Comunitária foi incorporado o programa educacional de resistência às drogas - Proerd e a coordenação de pelotões mirins, conforme a lei nº 6.792, de 19 de abril daquele ano.

Desta forma o comando de polícia comunitária deixou de atuar exclusivamente na prevenção secundária e redirecionou seus esforços para a prevenção primária e para as atividades de apoio educacional e familiar, através do Proerd, dos pelotões mirins e do policiamento escolar, consolidando parcerias com o segmento público municipal, a sociedade civil e com a iniciativa privada em diversos municípios.

No ano de 2022 ao Comando de Polícia Comunitária foi incorporada a coordenadoria de prevenção e enfrentamento à violência doméstica (Patrulha Maria da Penha), integrando a prevenção terciária de proteção à mulher vítima de violência doméstica.

Neste ano de 2023 o Comando de Polícia Comunitária completa 11(onze) anos de existência, no ano de 2022 o Proerd atendeu 4.163 crianças e adolescentes a dizerem não às drogas, o projeto pelotão mirins atendeu 2155 em situação de vulnerabilidade social. A Companhia Independente de Policiamento Escolar – CIPE, 7798 atividades preventivas e visitas técnicas, atendimentos junto a rede pública de escolas municipais e estaduais de Teresina, e no resgate da dignidade feminina mediante a atuação da Patrulha Maria da Penha, com 278 mulheres atendidas.

Os pressupostos da filosofia de policiamento comunitário são:

Ação pró-ativa
O policiamento pró-ativo age preventivamente para evitar que os delitos aconteçam. Para isso é essencial serem identificados os locais, horários, pessoas ou circunstâncias propícias à ocorrência delituosa.

Ação preventiva
A presença ostensiva, correta e vigilante do policial estabelece um clima de confiança no seio da comunidade, e inibe a ação da delinquência.

Integração dos sistemas de defesa pública e defesa social
A parceria e a cooperação entre a polícia e a comunidade potencializam os efeitos positivos. A busca compartilhada de soluções conjuntas evita a dispersão dos esforços, e auxilia a identificação dos problemas que afetam a todos.

Transparência
A promoção de reuniões para a exposição das atividades desempenhadas pela polícia, e a troca de informações com a comunidade para a análise dos seus efeitos; estimulando a participação e o envolvimento do cidadão na busca conjunta da melhoria da qualidade da segurança.

Cidadania
O policial deve ser propagador da noção de cidadania; solicitando a participação de todos nos problemas que atingem a comunidade.

Ação Educativa
A orientação, o aconselhamento e a advertência devem sempre anteceder as ações repressivas. As ações educativas não podem ocorrer apenas no momento das infrações, mas através dos organismos comunitários encarregados de promoverem a defesa social da comunidade, principalmente junto às escolas e associações; promovendo-se palestras, campanhas e outras formas de divulgação e orientação.




Polícia Militar do Piauí - Quartel do Comando Geral
Avenida Higino Cunha, nº 1750 Bairro Ilhotas CEP: 64014-220
Telefone: (86)9 9430 4318 (Ouvidoria) - Email: comando@pm.pi.gov.br