INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Militar do Piauí logo
+ Todas as Notícias...
Últimas Galerias de Fotos
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
 
188 ANOS PMPI
188 ANOS PMPI
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
 
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
+ Mais Galerias de Fotos...
3º BPM
3º BPM - Floriano
POLÍCIA MILITAR DO PIAUÍ
COMANDO DE POLICIAMENTO DOS CERRADOS
3º BATALHÃO DA  POLÍCIA MILITAR

Histórico

No dia 18 de outubro de 1963, decorridos quinze dias da saída do primeiro Batalhão para a cidade de Parnaíba, quando ainda se iniciava a batalha para a aquisição das instalações de Unidade e Subunidades em Parnaíba, Piracuruca e Campo Maior, respectivamente, foi dada a ORDEM DE EMBARQUE ao 2º Batalhão e respectivas Companhias, com destino às cidades de Floriano, Valença e Picos; Foi designado para exercer o Comando da Unidade o Major José Clemente de Flores, o qual tinha como Ajudante o Capitão Elesbão Soares. O Grupamento de Comando partira de Teresina às 09h da manhã do dia 20/10/63 com destino a cidade de Floriano, seguindo com suas três companhias até o local denominado de Estaca Zero, onde o comandante do Batalhão despachou uma das companhias para a cidade de Valença, outra para a cidade de Picos, enquanto o grupo de Comando com uma outra companhia seguiu com destino às cidades de Floriano e Bom Jesus. 

O Comandante Geral da PMPI, Coronel Torres de Mello, às 21h da mesma data, deslocara-se à cidade de Floriano e, chegando ao local, encontrou a tropa ainda ao relento, no cais do porto fluvial, sem destino a tomar. O Coronel Torres de Mello já estava com a solenidade programada para o hasteamento da Bandeira Nacional às 08h do dia seguinte, por isso, para não perder tempo, procurou um dos chefes político locais, Dr. Tibério Nunes, médico da cidade e ex-governador do estado, o qual, muito solícito e prestativo, saiu imediatamente com o Comandante à procura do prefeito da cidade, Sr. Hermes Pacheco, para verem as possibilidades de solucionar o problema. Após discutirem o assunto, encontraram a solução  de ocupar um prédio particular que servia para armazenar algodão. Realizou-se a limpeza do velho casarão e, com a tropa alojada, providenciou-se um mastro para o hasteamento da Bandeira Nacional na hora marcada. No dia 21/06/1963, conforme programação, foi realizado, de modo rústico, porém dentro das normas regulamentares, a SOLENIDADE DO HASTEAMENTO DO PAVILHÃO NACIONAL, que fora levantado ao topo do mastro pela primeira vez ao som de corneta, com a presença de todas as célebres autoridades locais e do Estado.

Na oportunidade, o Comandante Geral, demonstrando sua fortaleza de espírito e de coragem diante das dificuldades encontradas e que se acumulavam cada vez mais, falara às autoridades presentes, convocando-as para, juntos, engajarem-se naquela luta de grande responsabilidade, dividindo-a entre a Policia Militar, Município e Estado, afirmando que a Segurança da Sociedade é de responsabilidade de todos. Após alguns meses, a sede do 2º Batalhão da Polícia Militar mudou para um prédio público, situado à Av. Eurípedes de Aguiar, vindo a melhorar consideravelmente suas condições.

O Comandante do Batalhão, Major José Clemente, e seu ajudante, Capitão Elesbão Soares, com empenho e dedicação, continuaram seus esforços no intuito de transformar uma situação de fato e emergencial, em realidade permanente e eficaz, ou seja, construir o Prédio próprio para o Quartel do 2º Batalhão. Foram muitos dias de luta, até que um filho da terra doou um grande terreno para a construção da sede do Batalhão. A Secretaria de Obras fez a planta baixa do prédio e de uma vila militar com dezesseis casas para praças. A PMPI ficou encarregada de empregar sua tropa na construção do Quartel, como assim o fizera, tornando-se uma das obras militares mais bonitas naquela época. No dia 18/05/1965, a tropa saiu do Prédio da Avenida Eurípedes de Aguiar para o novo estabelecimento situado à Rua Marques da Rocha s/nº, bairro Caixa D’água. Na mesma data, foi inaugurada, com solenidade presidida pela Exmº. Sr. Governador do Estado Petrônio Portela Nunes, a nova sede do Batalhão, com a presença de autoridades de renome nacional como, o Senhor General Itiberê Gouveia do Amaral, tendo na oportunidade o Cmt Torres de Melo proferido um eloqüente discurso alusivo à data, destacando-se algumas frases, tais como : “Trabalhamos sem muito reflexionar, é o único meio de tornar suportável a vida. É preciso continuar o nosso jardim”. Ainda no Governo de Petrônio Portela Nunes, o nome de “2º Batalhão” foi mudado para 3º Batalhão de Polícia Militar, em virtude da criação do Batalhão da cidade de Picos.


Polícia Militar do Piauí - Quartel do Comando Geral
Avenida Higino Cunha, nº 1750 Bairro Ilhotas CEP: 64014-220
Telefone: (86)9 9430 4318 (Ouvidoria) - Email: comando@pm.pi.gov.br