INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Militar do Piauí logo
+ Todas as Notícias...
Últimas Galerias de Fotos
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
 
188 ANOS PMPI
188 ANOS PMPI
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
 
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
+ Mais Galerias de Fotos...
Batalhão de Polícia Ambiental
Batalhão de Policiamento Ambiental - BPA
Polícia Militar do Piauí
Coordenação Geral de Operações
Comando de Policiamento Especializado
Batalhão de Policiamento Ambiental

O policiamento ambiental no Piauí iniciou-se no ano de 1993, com a criação de um Pelotão Florestal, porém sem nenhum ato administrativo, ou seja, havia na prática, mas não juridicamente.

Em 1994, com a Lei Estadual 4.717, de 27 de julho, criou-se efetiva e juridicamente a Companhia de Polícia Militar Ambiental, subordinada ao Comando de Policiamento da Capital, embora com área circunscricional em todo o estado do Piauí.

No ano de 2005, através da Lei Estadual 5.468, de 18 de julho, a unidade foi elevada à categoria de Companhia Independente, mantendo-se ainda subordinada ao CPC (Comando de Policiamento da Capital) e com a mesma circunscrição.

No ano de 2009, por meio da Lei Complementar 137, de 23 de outubro, foi elevada à categoria de Batalhão, mantendo-se ainda subordinada ao CPC e com a mesma circunscrição.

Atualmente, o Batalhão de Policia Ambiental (BPA) está subordinado ao CPE (Comando de Policiamento Especializado) através da Lei 6.792, de 19 de abril de 2016.

Encontra-se instalado no Parque Ambiental “JOÃO MENDES OLÍMPIO DE MELO” - PARQUE DA CIDADE, Zona Norte de Teresina, Cep. 64006-220 desde o ano de 1993, número do telefone fixo 3225-2748 celular 98818-7591/99457-2864


O BPA atua basicamente na cidade de Teresina, capital do Estado, em virtude de ainda não ter unidades ambientais distribuídas pelo interior, participando esporadicamente em ações conjuntas com outros órgãos ambientais (IBAMA, SEMAR-PI, SEMAM) nos demais municípios piauienses. Faz parte de diversos fóruns, tais como: Comitê de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Controle de Queimadas, Câmara Temática de Educação Ambiental do citado Comitê, Grupo de Trabalho responsável pela Política Estadual de Resíduos Sólidos do Estado do Piauí, Conselho Gestor da Floresta Nacional de Palmares – FLONA, Comissão Interestadual de Educação Ambiental, interage e colabora com asONG’s + VIDA e APIPA.

A missão do BPA consiste em prevenir e reprimir ações contra a flora, a fauna, os mananciais e o meio ambiente, em ações isoladas ou conjuntas, mediante convênio ou contratos firmados. 

O BPA tem como competência zelar pela execução da legislação ambiental estadual e federal no território do Estado, executar o policiamento e a fiscalização ambiental, com o objetivo de prevenir e reprimir o cometimento de infrações e crimes contra o meio ambiente, através da realização de fiscalização rotineira e blitz, realizar o registro de atendimento de ocorrências ambientais, elaboração de estatísticas de atendimento de ocorrências ambientais, elaboração de estatísticas de procedimentos ambientais realizados nas estradas e rodovias estaduais, executar o policiamento ostensivo, objetivando a prevenção e repressão de crimes de natureza ambiental e comum, bem como as infrações ambientais tipificadas na legislação ambiental vigente, participar de projetos e planejamento em conjunto com os órgãos ambientais do Estado do Piauí, visando a educação ambiental; 



Polícia Militar do Piauí - Quartel do Comando Geral
Avenida Higino Cunha, nº 1750 Bairro Ilhotas CEP: 64014-220
Telefone: (86)9 9430 4318 (Ouvidoria) - Email: comando@pm.pi.gov.br