INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Militar do Piauí logo
+ Mais Notícias...
Últimas Galerias de Fotos
SOLENIDADE DE CONCLUSÃO DO IV ESTÁGIO DE MOTOPATRULHAMENTO TÁTICO
SOLENIDADE DE CONCLUSÃO DO IV ESTÁGIO DE MOTOPATRULHAMENTO TÁTICO
 
LANÇAMENTO DA OPERAÇÃO VERANEIO 2019
LANÇAMENTO DA OPERAÇÃO VERANEIO 2019
ARRAIÁ DO CFAP
ARRAIÁ DO CFAP
 
ARRAIÁ DA EQUOTERAPIA
ARRAIÁ DA EQUOTERAPIA
+ Mais Galerias de Fotos...
Corregedoria
Guarnição da Corregedoria
Corregedoria da Polícia Militar do Piauí
Legitimidade na ação policial

A Corregedoria da Polícia Militar do Piauí foi criada por meio da Lei nº 5.403, de 14 de julho de 2004, cuja finalidade é assegurar a correta aplicação da lei, normatizar e padronizar os procedimentos de Polícia Judiciária Militar e de processos administrativos, realizar correições e garantir a manutenção da hierarquia e disciplina na Corporação.
corregedoria_pmpi_2019

A sede da Corregedoria da Polícia Militar do Piauí fica na Rua João da Cruz Monteiro, nº 1737 – bairro Cristo Rei – Teresina/Piauí – CEP: 64014-210.

Fone: (86) 98851-2365 (Somente para ocorrência envolvendo policiais militares).
corregedoria_pmpi_2019

A Corregedoria da Polícia Militar do Piauí, atualmente à frente o Tenente-coronel Manoel da Costa Lima,  é parte do crescimento e melhoria do serviço da Polícia Militar do Piauí para a sociedade piauiense, buscando dar legitimidade à ação policial, sem que haja nenhum excesso. A Corregedoria da Polícia Militar, dentro da estrutura organizacional da Corporação, possui específica atuação em todo Estado, e tem como finalidade assegurar a correta aplicação da lei, normatizar e padronizar os procedimentos de Polícia Judiciária Militar e de processos administrativos, realizar correções e garantir a manutenção da hierarquia e disciplina na PMPI.

No mês de agosto de 2013, ocorreu a entrega da reforma das novas instalações da Corregedoria da PMPI, com todo seu mobiliário e equipamentos de informática no valor de R$ 404.965,34, dentre outras reformas na PMPI, sendo todos estes recursos advindos do Tesouro Estadual. Uma segunda estratégia inovadora adotada foi a da criação do Plantão de Polícia Judiciário Militar (PPJM), que permite a continuidade e ampliação do serviço de atendimento às demandas necessárias, funcionando 24 horas e contando com uma equipe especializada e preparada. Composta pelo chefe PPJM, (Tenente, Capitão ou Major),escrivão e o motorista.

Cabe à Corregedoria da PMPI o exercício da Polícia Judiciária Militar, o exercício do poder disciplinar; a apuração dos crimes de natureza militar e que envolvam integrantes das unidades policiais; a realização de inspeções e correições no âmbito da Corporação Policial Militar, o assessoramento ao Comandante Geral da corporação quanto a ações preventivas e repressivas relacionadas aos membros da Corporação Polícia; promoção de diligências que visem a apuração da conduta dos integrantes da Corporação Policial Militar, dentre outras.


LEGISLAÇÃO





Polícia Militar do Piauí - Quartel do Comando Geral
Avenida Higino Cunha, nº 1750 Bairro Ilhotas CEP: 64014-220