Polícia Militar do Piauí logo
Capelania
Igreja de São Sebastião - Paróquia Militar

Capelania Militar São Sebastião

A Capelania Militar de São Sebastião da Polícia Militar do Piauí foi criada pela lei estadual n° 937, de 16 de Fevereiro de 1954, sancionada pelo Governador Pedro de Almendra Freitas.

O primeiro capelão foi o Monsenhor Hermínio Davis Filho, sucedido pelo Monsenhor Raimundo Nonato Melo e depois pelo Pe. Geraldo Vale.
Os atuais capelães são o Pe. Carlos Alberto Oliveira Sales – Maj QOCPM e Pe. Francisco das Chagas Alves – Cap QOCPM, sendo auxiliado pelo Diácono Permanente 2º Ten PM Josimar Ferreira Chaves.

A Capelania Militar de São Sebastião pertence à Arquidiocese Militar do Brasil, com sede em Brasília-DF.

O Ordinariado Militar do Brasil foi erigido a 6 de novembro de 1950, pelo Papa Pio XII, como Vicariato Castrense do Brasil. Por força da Constituição Apostólica Spirituali Militum Curae, de 21 de abril de 1986, passou a ser Ordinariado Militar, depois do acordo diplomático entre a Santa Sé e a República Federativa do Brasil, assinado em 23 de outubro de 1989.

Este Ordinariado Militar recebeu nova estrutura através de seu Estatuto, homologado pelo Decreto Cum Apostolicam Sedem, de 2 de janeiro de 1990, da Congregação para os Bispos. O artigo 8º do Estatuto do Ordinariado Militar do Brasil define que «a jurisdição eclesiástica do Ordinário Militar é ordinária, própria e imediata, mas cumulativa com a do bispo diocesano, devendo ser exercida, primária e principalmente, nos quartéis e nos lugares próprios reservados aos membros das Forças Armadas e Auxiliares (Polícias Militares e Corpo de Bombeiros) não excetuados os militares da reserva remunerada e reformados com seus respectivos dependentes.
O primeiro arcebispo nomeado, com posto no Exército equivalente ao de General de Brigada, foi Dom Geraldo do Espírito Santo D’Avila, seguido de Dom Osvino José Both e hoje, Dom Fernando José Monteiro Guimarães.

Para maior aprofundamento visite a página de nossa arquidiocese: (www.arquidiocesemilitar.org.br).

A Igreja da Capelania Militar de São Sebastião teve sua pedra fundamental lançada no Comando do Cel Francisco Paz da Silva e foi concluída, no Comando do Cel Edvaldo Marques Lopes, sendo inaugurada no dia 25 de junho de 2003, ano do 168º aniversário de nossa Corporação.
A esta Capelania pertence a capela do Hospital da PMPI cuja padroeira é Nossa Sra do Perpetuo Socorro.

Telefones:
(86) 99970-0000 – Pe.Carlos
(86) 98816-4115 – Pe.Alves
(86) 3223 – 9559 - CAPELANIA
(86) 98861-0000 - CAPELANIA

Email: capelaniapmpi@hotmail.com

Horário das Celebrações normais:
Sábados, às 19:00hs;
Domingos, às 07:30h e 11:00hs

Capelania Evangélica

Capelania Evangélica