INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Militar do Piauí logo
+ Mais Notícias...
Últimas Galerias de Fotos
SOLENIDADE MILITAR: ANIVERSÁRIO PMPI
SOLENIDADE MILITAR: ANIVERSÁRIO PMPI
 
CELEBRAÇÃO DO DIA DAS MÃES
CELEBRAÇÃO DO DIA DAS MÃES
SOLENIDADE AO DIA DE TIRADENTES
SOLENIDADE AO DIA DE TIRADENTES
 
CMT GERAL PMPI VISITA UNIDADE DO EXTREMO SUL DO PIAUÍ E ENTREGA VIATURAS
CMT GERAL PMPI VISITA UNIDADE DO EXTREMO SUL DO PIAUÍ E ENTREGA VIATURAS
+ Mais Galerias de Fotos...
Capelania
Igreja de São Sebastião - Paróquia Militar

Capelania Militar São Sebastião

A Capelania Militar de São Sebastião da Polícia Militar do Piauí foi criada pela lei estadual n° 937, de 16 de Fevereiro de 1954, sancionada pelo Governador Pedro de Almendra Freitas.

O primeiro capelão foi o Monsenhor Hermínio Davis Filho, sucedido pelo Monsenhor Raimundo Nonato Melo e depois pelo Pe. Geraldo Vale.
Os atuais capelães são o Pe. Carlos Alberto Oliveira Sales – Maj QOCPM e Pe. Francisco das Chagas Alves – Cap QOCPM, sendo auxiliado pelo Diácono Permanente 2º Ten PM Josimar Ferreira Chaves.

A Capelania Militar de São Sebastião pertence à Arquidiocese Militar do Brasil, com sede em Brasília-DF.

O Ordinariado Militar do Brasil foi erigido a 6 de novembro de 1950, pelo Papa Pio XII, como Vicariato Castrense do Brasil. Por força da Constituição Apostólica Spirituali Militum Curae, de 21 de abril de 1986, passou a ser Ordinariado Militar, depois do acordo diplomático entre a Santa Sé e a República Federativa do Brasil, assinado em 23 de outubro de 1989.

Este Ordinariado Militar recebeu nova estrutura através de seu Estatuto, homologado pelo Decreto Cum Apostolicam Sedem, de 2 de janeiro de 1990, da Congregação para os Bispos. O artigo 8º do Estatuto do Ordinariado Militar do Brasil define que «a jurisdição eclesiástica do Ordinário Militar é ordinária, própria e imediata, mas cumulativa com a do bispo diocesano, devendo ser exercida, primária e principalmente, nos quartéis e nos lugares próprios reservados aos membros das Forças Armadas e Auxiliares (Polícias Militares e Corpo de Bombeiros) não excetuados os militares da reserva remunerada e reformados com seus respectivos dependentes.
O primeiro arcebispo nomeado, com posto no Exército equivalente ao de General de Brigada, foi Dom Geraldo do Espírito Santo D’Avila, seguido de Dom Osvino José Both e hoje, Dom Fernando José Monteiro Guimarães.

Para maior aprofundamento visite a página de nossa arquidiocese: (www.arquidiocesemilitar.org.br).

A Igreja da Capelania Militar de São Sebastião teve sua pedra fundamental lançada no Comando do Cel Francisco Paz da Silva e foi concluída, no Comando do Cel Edvaldo Marques Lopes, sendo inaugurada no dia 25 de junho de 2003, ano do 168º aniversário de nossa Corporação.
A esta Capelania pertence a capela do Hospital da PMPI cuja padroeira é Nossa Sra do Perpetuo Socorro.

Telefones:
(86) 99970-0000 – Pe.Carlos
(86) 98816-4115 – Pe.Alves
(86) 3223 – 9559 - CAPELANIA
(86) 98861-0000 - CAPELANIA

Email: capelaniapmpi@hotmail.com

Horário das Celebrações normais:
Sábados, às 19:00hs;
Domingos, às 07:30h e 11:00hs

Capelania Evangélica

Capelania Evangélica


Polícia Militar do Piauí - Quartel do Comando Geral
Avenida Higino Cunha, nº 1750 Bairro Ilhotas CEP: 64014-220