INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Militar do Piauí logo
+ Mais Notícias...
Últimas Galerias de Fotos
SOLENIDADE MILITAR: ANIVERSÁRIO PMPI
SOLENIDADE MILITAR: ANIVERSÁRIO PMPI
 
CELEBRAÇÃO DO DIA DAS MÃES
CELEBRAÇÃO DO DIA DAS MÃES
SOLENIDADE AO DIA DE TIRADENTES
SOLENIDADE AO DIA DE TIRADENTES
 
CMT GERAL PMPI VISITA UNIDADE DO EXTREMO SUL DO PIAUÍ E ENTREGA VIATURAS
CMT GERAL PMPI VISITA UNIDADE DO EXTREMO SUL DO PIAUÍ E ENTREGA VIATURAS
+ Mais Galerias de Fotos...
EIPMon
Esquadrão Independente de Policiamento Montado - EIPMON
Esquadrão de Policiamento Ostensivo Montado – EIPMON
Defesa e proteção ao cidadão

O EIPMon da PMPI foi implantado no município de Parnaíba na área do 2º Batalhão “Major Osmar’, no dia 10 de maio de 2005, através do Decreto –Lei nº 3.529 de 20 de outubro de 1977 e Portaria nº 113, de 09 de maio de 2005, do então Comandante  Geral da PMPI, Coronel Edvaldo Soares Marques, com a denominação de 2º Esquadrão Independente de Polícia Montada “Major Bernardo Antônio Saraiva”, em homenagem ao Major Bernardo Antônio Saraiva, que no ano da Independência do Brasil (1822), era o chefe do 2° Regimento de Cavalaria da Província do Piauí, instituição militar que ocupou o prédio onde hoje é a sede do  Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba. Tem por objetivo assegurar a tranquilidade da população de Teresina e cidades circunvizinhas, proporcionando-lhe bem estar social e, por conseguinte, a defesa dos patrimônios públicos e privados e a ordem pública por meio da ação de Policiamento Ostensivo Montado no combate à criminalidade.  Atualmente o Esquadrão Independente de Polícia Montada possui um efetivo de 67 (sessenta e sete) policiais militares. 

O 2º EIPMon há uma década realiza o Policiamento Ostensivo Geral Montado em áreas de difícil acesso às viaturas e motos na região litorânea de Parnaíba.

Compete ao EIPMon da PMPI, como missão geral, atuar sistematicamente na preservação do patrimônio público e privado e na defesa aos direitos basilares do cidadão, a fim de garantir o cumprimento dos dispositivos legais que regulam a vida em comunidade, com o objetivo de satisfazer as necessidades basilares de Segurança Pública inerentes a qualquer cidadão, atuando de forma rotineira e preventiva em logradouros e locais públicos em geral ou zonas residenciais,  desenvolvendo o contato com a comunidade e atendendo as ocorrências. . Partindo desse pressuposto, é oportuno salientar que o emprego do policiamento montado pela simples presença do cavalo proporciona uma sensação de segurança, ostensividade, mobilidade e um forte efeito psicológico, possibilitando ainda ao policial militar (cavaleiro) um campo visual maior. Tais características permitem uma diversidade de missões e emprego desta Unidade de policiamento montado, sejam operacionais, especiais ou de representatividade. Atualmente compondo o Comando de Missões Especiais (CME), vem atuando rotineiramente de forma eficaz, abrangendo a capital e cidades circunvizinhas, dando apoio também às demais modalidades de policiamento no combate à criminalidade.

Além de sua atividade constitucional, desenvolve a atividade social de equoterapia com uma equipe interdisciplinar de profissionais das áreas da saúde, educação e equitação e com a colaboração de seus parceiros (a Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência-SEID; a Prefeitura de Parnaíba, através das Secretarias de Saúde e Educação; a APAE de Parnaíba; o Tiro de Guerra 10-012; a Universidade Federal e a Faculdade Maurício de Nassau, além de empresários locais), com o firme propósito de garantir segurança e inclusão social a toda comunidade. 



Polícia Militar do Piauí - Quartel do Comando Geral
Avenida Higino Cunha, nº 1750 Bairro Ilhotas CEP: 64014-220