INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Militar do Piauí logo
+ Todas as Notícias...
Últimas Galerias de Fotos
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
 
188 ANOS PMPI
188 ANOS PMPI
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
 
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
+ Mais Galerias de Fotos...
190 COPOM
Centro de Operações Policiais Militares - COPOM
COPOM – 190
A efetividade do Serviço Policial preventivo é o nosso alvo: atendimento ao cidadão piauiense

O Centro de Operações Policiais Militares – COPOM, criado pelo Decreto Lei Estadual nº 3.529, de 20.10.77 e organizado pelo Decreto Estadual nº 6.392, de 12.09.1985, é o setor responsável por receber e processar os chamados de urgência e emergência realizadas através do número telefônico 190. A efetividade no atendimento policial preventivo é o alvo diário dos que o integram, a fim de permitir o pronto acionamento da viatura disponível mais próxima do endereço informado. As diversas ações do COPOM são realizadas por diferentes categorias de profissionais, que se revezam 24 horas por dia, durante o ano inteiro, buscando tanto a eficiência quanto a eficácia no atendimento prestado à população.

O contato inicial é realizado através do teleatendimento, por profissionais civis do Serviço Auxiliar Voluntário – SAV – que identificam o número do telefone que deu origem à chamada e, na sequência, mediante o relato fornecido pelo solicitante, fazem a classificação inicial da natureza da ocorrência, a completa localização do endereço e o detalhamento de características físicas dos envolvidos. Ao fazer o processamento dessa chamada, a unidade policial responsável pela área é selecionada. A meta primária do teleatendimento é realizar o atendimento no menor intervalo possível, a partir da geração da chamada, procurando diminuir ao mínimo o tempo de espera. Após esse contato com o tele atendimento, a ocorrência gerada é encaminhada eletronicamente ao policial militar rádiooperador, que identifica, mediante as informações fornecidas, o policiamento adequado e mais próximo do local.

Ligue 190.

Essa busca por efetividade tem sido fortalecida por implementação de tecnologia avançada, seja com programas de gerenciamento de tele atendimento Sistema EasyCall, sistema de gerenciamento de ocorrências SIOPM ou com recursos de comunicação digitalizados e criptografados, que impedem a devassa do sistema e a fuga de informações confidenciais. Com a integração de sistemas entre o CEMCOP e o COPOM, foi possível obter-se uma maior abrangência da prevenção, uma vez que a viatura mais próxima da câmera que flagrou um fato delituoso será acionada, sem a necessidade de ligação ao COPOM.

O gerenciamento operacional desses profissionais é realizado pelo Coordenador de Operações, um oficial intermediário (Capitão) que fiscaliza, mediante programas específicos, o funcionamento do serviço de tele atendimento e comunicação via rádio, sendo também o responsável pela articulação entre as diversas unidades policiais da Capital e, eventualmente, com unidades policiais de municípios que compõem a grande Teresina. O processamento adequado das informações sobre as ocorrências permite a implementação de estratégias mais adequadas à realidade das necessidades de segurança pública da Capital, subsidiando a ação do Comando da PMPI na busca da melhor utilização dos recursos físicos e humanos da Corporação. As mudanças que vem sendo implementadas, como a contratação do pessoal para o Serviço Auxiliar Voluntário – SAV – tem servido para demonstrar que a efetividade na prevenção do crime e das desordens é possível e pode ser conquistada diariamente. Os profissionais do COPOM são coordenados por oficiais e recebem apoio operacional dos SAV´s, apoio esse realizado em trocas de turnos. O repasse das informações das ocorrências às viaturas são realizadas pelos operadores de rádio (Policiais Militares) que o Centro possui, assegurando aqui todo um ciclo de informações para garantir essa quantidade de atendimentos. Isso se traduz em um esforço diário aplicado ao funcionamento de todas as atividades que envolvem o recebimento, processamento e destinação das chamadas feitas através do telefone 190. Esse esforço tem sido recompensado pelo reconhecimento da sociedade, em relação ao trabalho desenvolvido por todos que integram o Centro de Operações Policiais Militares da Polícia Militar do Piauí.


Polícia Militar do Piauí - Quartel do Comando Geral
Avenida Higino Cunha, nº 1750 Bairro Ilhotas CEP: 64014-220
Telefone: (86)9 9430 4318 (Ouvidoria) - Email: comando@pm.pi.gov.br