INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Militar do Piauí logo
+ Todas as Notícias...
Últimas Galerias de Fotos
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
 
188 ANOS PMPI
188 ANOS PMPI
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
 
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
+ Mais Galerias de Fotos...
2º BPM
2º BPM - Parnaíba
POLÍCIA MILITAR DO PIAUÍ
COMANDO DE POLICIAMENTO DO LITORAL MEIO NORTE
2º BPM - "BATALHÃO MAJOR OSMAR"

Histórico

A Polícia Militar do Piauí foi criada através da Lei Provincial nº 13, de 25 de junho de 1835, com a denominação de Corpo de Polícia e o efetivo de 309 (trezentos e nove) homens. Desde então, muitas foram suas transformações em todos os setores, entre as quais a descentralização operacional de suas ações, com a criação de novas Unidades em todo o Estado.

Por determinação do Sr. Cel. Francisco Batista Torres de Melo, então Comandante Geral da PMPI, o Major OSMAR FÉLIX DA SILVA, no dia 02 de outubro de 1963, foi  designado para instalar e comandar o 1º Batalhão Batalhão de Polícia Militar em Parnaíba-PI. E, no dia 07 de outubro daquele ano, ocorreu  efetivamente a transferência do Destacamento Policial da rua Conde D’Eu  para o prédio do Arsenal da Marinha, situado na Avenida Coronel Lucas Correia. Estava instalada oficialmente naquela data, a mais nova unidade Operacional da Polícia Militar, com atribuições em toda área circunscricional da zona norte do Estado do Piauí.

O Comando do Major Osmar Félix da Silva, à frente do então 1º Batalhão, durou apenas dois anos. Motivado por grave enfermidade, o referido Oficial veio a falecer prematuramente, porém deixando um legado de bons serviços prestados à sociedade parnaibana, bem como à toda região norte do Estado, cujo reconhecimento ensejou a designação de 1º Batalhão “Major Osmar”. Com a evolução orgânica da Polícia Militar do Piauí, a denominação de 1º Batalhão foi transferida para a Capital e em Parnaíba passou a denominar-se 2º Batalhão “Major Osmar”, conforme Ato Governamental datado de 13 de Fevereiro de 1974.

No dia 27 de Março de 1993, no governo de Antônio de Almendra Freitas Neto, e tendo a frente do Comando Geral o Coronel PM Manoel Paz e Silva, foram inauguradas as novas e modernas instalações do Quartel do 2º BPM, situado na Avenida Rosápolis, no bairro Igaraçu, em Parnaíba.  

O 2º BPM “Major Osmar” chegou a ser constituído por 05(cinco) companhias, sendo a 1ª Companhia em Parnaíba, a 2ª Companhia em Piripiri, a 3º companhia em Campo Maior, a 4ª em Esperantina e a 5ª companhia em Pedro II as quais foram sendo criadas ao longo do tempo.

E ainda, em 10 de maio de 2005, na primeira gestão do então Governador Wellington Dias e tendo como Comandante Geral o Cel. PM Edvaldo Marques Lopes, foi criado o 2º Esquadrão de Policiamento Montada, com a denominação de “Major Bernardo Antonio Saraiva”, cuja missão precípua é executar o Policiamento Ostensivo Montado, o qual veio acrescentar à cidade de Parnaíba mais uma modalidade de policiamento, abrangendo lugares de difícil acesso às viaturas policiais, e desenvolvendo, ainda, a prática da Equoterapia  buscando o desenvolvimento de pessoas com deficiência. Atualmente é comandado pelo Capitão PM PM Iris de Oliveira Nunes de França e possui um efetivo de 09(nove) Policiais e 09(nove) cavalos para suas atividades fins e paralelas. 

Hodiernamente, devido ao desenvolvimento organizacional da Polícia Militar do Piauí e suas necessidades, o Governador do Estado, José Wellington Barroso de Araújo Dias, sancionou a Lei Complementar nº. 111, de 14 de julho de 2008, que dispõe sobre a transformação e criação na Estrutura Organizacional da Polícia Militar do Piauí de órgãos de execução que especifica, na qual a 2ª Companhia do 2º Batalhão da Polícia Militar, sediada em Piripiri-PI, fica elevada à categoria de Batalhão PM, passando a denominar-se 12º Batalhão da Polícia Militar (12º BPM), com a seguinte estrutura básica: 01 (uma) Companhia de Policiamento Ostensivo Geral incorporada; e 03 (três) Companhias de Policiamento Ostensivo Geral destacadas, passando a abranger, em sua área circunscricional os municípios Piripiri, Brasileira, Lagoa do São Francisco, Piracuruca, São João da Fronteira, São José do Divino, Pedro II, Domingos Mourão, Milton Brandão, Esperantina, Batalha, Barras, Campo Largo do Piauí, Joaquim Pires, Joca Marques, Luzilândia, Matias Olímpio, N. S. dos Remédios, Morro do Chapéu, São João do Arraial, Porto e Madeiro, os quais deixaram de fazer parte da circunscrição do 2º BPM. 

Através da mesma Lei, foi criada na Estrutura Organizacional da Polícia Militar do Piauí, a Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTur), com sede em Luís Correia-PI e com a estrutura básica de 03 (três) Pelotões. A CIPTur terá a atribuição de realizar o policiamento ostensivo especializado de apoio ao turismo e aos turistas no litoral piauiense, visando à preservação da ordem pública e à incolumidade das pessoas e do patrimônio, hoje comandada pelo Maj Danilo Palhano de Alcântara. O 2º Batalhão encontra-se sob o Comando do Ten. Cel. Antônio Pacifico de Castro Neto, que vem desenvolvendo um trabalho árduo, voltado principalmente para o combate a criminalidade, norteado no Direito e na Justiça,  com a implementação de atividades de qualificação profissional para os policiais integrantes do 2º BPM.  



Polícia Militar do Piauí - Quartel do Comando Geral
Avenida Higino Cunha, nº 1750 Bairro Ilhotas CEP: 64014-220
Telefone: (86)9 9430 4318 (Ouvidoria) - Email: comando@pm.pi.gov.br