INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Militar do Piauí logo
+ Todas as Notícias...
Últimas Galerias de Fotos
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
 
188 ANOS PMPI
188 ANOS PMPI
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
 
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
+ Mais Galerias de Fotos...
CIPM PROMORAR
Companhia Independente de Policiamento - CIPM PROMORAR
Polícia Militar do Piauí
Comando de Policiamento Metropolitano II
2ªCIPM - Promorar

A 2ªCIPM Promorar tem início na década de 1980, mais precisamente em 25 de junho de 1983, com a denominação de 5ª Companhia subordinada ao 1º Batalhão Policial Militar, 5ª/1 BPM, ocasião em que exercia o cargo de Governador do Estado do Piauí, o Sr.HUGO Napoleão do Rego Neto e o Comando Geral da PMPI exercido pelo Sr.Cel. QOPM José Rodrigues Alves.
Através do sistema de descentralização do Policiamento Operacional desencadeado pelo Comandante Geral da PMPI, Cel QOPM Manoel Paz e Silva, foram criados através da Lei 4.355/90, de 30 de junho de 1990, várias OPMs.: na Zona Leste o 5ºBPM e na Zona Sul o 6ºBPM, além da instalação de diversos Pelotões de Policiamento Ostensivo (PPO) em diferentes Bairros de Teresina, dentro da respectiva área de atuação de cada Batalhão. Com a criação do 6º, inaugurado em 08 de março de 2004, a então 5ª Companhia, no bairro Promorar, cuja atuação e subordinação estavam vinculadas ao 1ºBPM, passou a pertencer ao 6ºBPM, tendo agora mudado a sua denominação consequentemente para 2ª Companhia do 6ºBPM.

O crescimento demográfico permitiu elevar a concentração populacional em determinadas áreas de Teresina, culminando  com o aumento dos fenômenos sociais da violência e da criminalidade, tendo o Estado o dever de proporcionar segurança aos cidadãos, valendo-se dos meios disponíveis e de mecanismos de controle adequados, visando conter e manter os indicadores sociais negativos em níveis toleráveis, sendo as prementes demandas da sociedade teresinense que exigem ações imediatas do poder público, visando a manutenção da tranquilidade pública, e ainda conter o avanço dos índices de ocorrências policiais registrado em regiões específicas da cidade de Teresina e a necessidade de dar mais dinamismo às atividades de Policiamento Ostensivo, missão constitucionalmente atribuída à Polícia Militar, culminou na então elevação desta OPM à categoria de Companhia Independente, com a consequente movimentação de mais policiais militares para a Atividade Fim da Corporação. 

Durante o ano de 2013 no Comando do Sr. Cel. Gerardo Rebelo Filho, com a Nomeação do Sr.Ten C el Alberto Meneses para assumir o Comando do CPC, o mesmo criou e implantou o Policiamento por Módulos, tendo como consequência uma redistribuição da Área do 6ºBPM e 2ªCIPM Promorar, passando a mesma a ser denominada de 2ªCIPM Promorar, ficando a área de atuação da seguinte forma, obedecendo os seguintes limites: ao Norte: a Av.Walfrido Salmito (entre o Promorar e o Parque Piauí, a qual inicia da margem direita da BR 316 até a Vila Parque Antártica, ao Sul: Residencial Teresina Sul indo até o Parque Eliane, a Oeste: Rio Parnaíba (da Vila Parque Antártica até o limite do Parque Eliane com a zona rural, a Leste: a margem direita da BR 316 no sentido Norte/Sul indo ao viaduto do Promorar até o Residencial Teresina Sul.
A companhia abrange o lado oeste da BR-316 iniciando da Av.Walfrido Salmito no Bairro Promorar, Vila Afonso Gil, Bairro Areias até o Rio Parnaíba e o Bairro Angelim.

Atualmente, por determinação do Comandante Geral, Cel Carlos Augusto, encontra-se sobre responsabilidade desta Companhia a área correspondente a Companhia Independente da Vila Irmã Dulce que foi criada também pelo decreto nº 11.018/2003, de 10 de abril de 2003, a qual abrange além da citada vila, os Bairros: Esplanada, Porto Alegre e os loteamentos adjacentes, Portal da Alegria e os Conjuntos recém-criados – Eduardo Costa, Teresina Sul e Torquato Neto I ao IV.

Atualmente está localizada na Av.Transversal II, s/nº, Conjunto Promorar, Zona Sul, Teresina-PI e é comandada pelo Capitão Sousa Lima.



Polícia Militar do Piauí - Quartel do Comando Geral
Avenida Higino Cunha, nº 1750 Bairro Ilhotas CEP: 64014-220
Telefone: (86)9 9430 4318 (Ouvidoria) - Email: comando@pm.pi.gov.br