INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Militar do Piauí logo
+ Todas as Notícias...
Últimas Galerias de Fotos
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
 
188 ANOS PMPI
188 ANOS PMPI
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
 
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
+ Mais Galerias de Fotos...
BOPAer
Batalhão Tático Aeropolicial - BTAP
Batalhão de Operações Aéreas - BOPAer
Voando para sua segurança

No dia 06 de junho de 2002, iniciou-se o serviço de policiamento aéreo no Estado do Piauí, sendo criado o Grupamento Aéreo Policial Integrado (GAPI), composto por policiais militares, bombeiros militares e policiais civis, contando com um helicóptero AS 350 BA (Esquilo), utilizado para dar suporte às missões policiais especiais.

Em 18 de julho de 2005, através da lei estadual n.º 5.468, foi criado o Grupamento Tático Aeropolicial (GTAP) na estrutura da PMPI e publicado no Diário Oficial do Estado nº 135 de 19 de julho de 2005, incorporando-se a este toda estrutura física e humana advinda do então GAPI, tendo como primeiro Comandante o então Capitão PM Clayton Frota Gomes.

Devido às suas diversas atribuições, o GTAP encontrava-se ligado operacionalmente ao antigo Comando de Missões Especiais (CME). Com a aprovação da Lei de Organização Básica da PMPI em abril de 2016, foi criado o Comando de Policiamento Aéreo (COPAER), e o GTAP foi elevado ao patamar de Batalhão, passando a se chamar Batalhão Tático Aeropolicial (BTAP) e a fazer parte do COPAER. 

Em 30 de dezembro de 2022, através da lei estadual nº 7.925, o  Batalhão Tático Aeropolicial (BTAP) passa a ser chamado Batalhão de Operações Aéreas (BOPAer) na estrutura da PMPI e  Diário Oficial do Estado nº 248 de 30 de dezembro de 2022.

O Batalhão Tático Aeropolicial tem com lema ‘’Voando para sua segurança’’ e possui competência para atuar em todo território piauiense, com a utilização do vetor aéreo (helicóptero) para missões de segurança pública, como: Radio patrulhamento aéreo, o apoio ao policiamento ostensivo geral; combate ao tráfico de drogas; combate a roubos de banco e veículos; controle de rebeliões em estabelecimentos penitenciários; controle de distúrbios civis; apoio ao policiamento ambiental; apoio ao policiamento de trânsito, rodoviário estadual e urbano; defesa civil Estadual; combate a incêndio florestal e urbano; serviço de busca e salvamento; resgate e remoção aeromédica. Já atuou em diversas operações policiais e defesa civil, tais como: a operação Veraneio em Luís Correia; operação controle da Polícia Federal no Estado de Pernambuco (polígono da maconha), no combate ao plantio e tráfico de drogas; diversos órgãos: federais, estaduais e municipais. Para dar suporte ao serviço, o Batalhão Tático Aéreo-policial (BTAP) possui, no seu quadro efetivo, policiais especializados com diversos cursos na área de aviação como piloto de helicóptero, tripulante operacional e cursos realizados na PRF, GTA, PMGO, GAMRJ, FN e curso de mecânico de aeronaves realizado na Força Aérea Brasileira (FAB).



Polícia Militar do Piauí - Quartel do Comando Geral
Avenida Higino Cunha, nº 1750 Bairro Ilhotas CEP: 64014-220
Telefone: (86)9 9430 4318 (Ouvidoria) - Email: comando@pm.pi.gov.br