Polícia Militar do Piauí logo
GTAP
Grupamento Tático Aeropolicial - GTAP
Grupamento Tático Aeropolicial – GTAP
Voando para sua segurança

No dia 06 de junho do ano de dois mil e dois, iniciou-se o serviço de policiamento aéreo no Estado do Piauí, sendo criado o Grupamento Aéreo Policial Integrado – GAPI, composto por policiais militares, bombeiro militar e policiais civis; contando com um helicóptero AS 350 BA (Esquilo) utilizado para dar suporte às missões policiais especiais.

Em 18 de julho de 2.005, através da lei estadual n.º 5.468, foi criado na estrutura da PMPI e publicado no Diário Oficial do Estado nº 135 de 19 de julho de 2005, o Grupamento Tático Aeropolicial – GTAP, incorporando-se a este toda estrutura física e humana advinda do então GAPI, tendo como primeiro Comandante o então Cap PM Clayton Frota Gomes.

O Grupamento Aéreo possui competência para atuar em todo território piauiense, com a utilização do vetor aéreo (helicóptero) para missões de segurança pública, como: Radio patrulhamento aéreo, o apoio ao policiamento ostensivo geral; combate ao tráfico de drogas; combate a roubos de banco e veículos; controle de rebeliões em estabelecimentos penitenciários; controle de distúrbios civis; apoio ao policiamento ambiental; apoio ao policiamento de trânsito, rodoviário estadual e urbano; defesa civil Estadual; combate a incêndio florestal e urbano; serviço de busca e salvamento; resgate e remoção aeromédica. Já atuou em diversas operações policiais e defesa civil, tais como: a operação Veraneio em Luís Correia; operação controle da Polícia Federal no Estado de Pernambuco (polígono da maconha), no combate ao plantio e tráfico de drogas; diversos órgãos: federais, estaduais e municipais. Para dar suporte ao serviço do Grupamento Tático Aéreo-policial (GTAP), possui no seu quadro efetivo, policiais especializados com diversos cursos na área de aviação como piloto de helicóptero, tripulante operacional e cursos realizados na PRF, GTA, PMGO, GAMRJ, FN e curso de mecânico de aeronaves realizado na Força Aérea Brasileira (FAB).

Devido às suas diversas diversas atribuições, o GTAP encontra-se ligado operacionalmente ao Comando de Missões Especiais CME, podendo atender ocorrências emanadas tanto pelo Comando de Policiamento da Capital como do Comando de Policiamento do Interior. O Grupamento Tático Aéreo-policial tem com lema ‘’Voando para sua segurança’’ e conta hoje com mais de 2.800 horas de voo e mais de 800 missões realizadas dentro e fora do Estado do Piauí. Hoje, o GTAP é motivo de orgulho para a sociedade piauiense e para a Corporação Policial Militar do Estado do Piauí.