INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Militar do Piauí logo
+ Todas as Notícias...
Últimas Galerias de Fotos
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
 
188 ANOS PMPI
188 ANOS PMPI
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
 
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
+ Mais Galerias de Fotos...
8º BPM
8º BPM - Zona Sudeste de Teresina
POLÍCIA MILITAR DO PIAUÍ
COMANDO DE POLICIAMENTO METROPOLITANO I
8° BATALHÃO POLICIAL MILITAR


No dia 30 de março de 1993, a Polícia Militar do Piauí, vendo o potencial de crescimento da região sudeste, instalou uma subunidade: a 3ª Companhia do 5º Batalhão, nas antigas dependências do clube recreativo “Francisco Alves do Itararé”. Essa Companhia Policial Militar foi embrião do atual 8º BPM, patrimônio da população do Grande Dirceu e da Polícia Militar do Piauí.

O 8º Batalhão Policial Militar é a Unidade da PMPI instalada no Bairro Parque Flamboyant, zona sudeste de Teresina, inaugurado em 24 de agosto de 1998. De lá pra cá, possui uma trajetória marcada pela busca da integração e participação na vida das comunidades da Região.

O 8º BPM traz, no seu bojo de criação e instalação, novas doutrinas na atuação operacional, destacando-se a busca  de uma aproximação cada vez maior com a comunidade parceira e alvo dos nossos serviços. No ano de 2002, o Comando da PMPI fez ampliações e várias mudanças nas instalações físicas da  Unidade  em questão,  proporcionando um ambiente mais confortável, oferecendo melhores condições de trabalho aos policiais militares e estrutura mais adequada para atender à comunidade local.

Esta valorosa Unidade Policial Militar tem desempenhado papel predominante na segurança e na manutenção da Ordem Pública da região do Grande Dirceu, que tem se destacado como um pólo comercial e atrativo de lazer e diversão da população de toda a Capital. Encontram-se dentro da área de circunscrição do 8º BPM cinco Distritos Policiais: 5º DP, 8º DP, 21º DP, 24º DP e POLINTER, todos pertecentes à Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí.

Atualmente, a postura adotada pelo 8º BPM é adequada à conjuntura socioeconômica da região, empreendendo, dentro de suas limitações, um policiamento preventivo comunitário e assistencial, além de realizar e cumprir as ordens de serviços emanadas do Comando do Policiamento Metropolitano I (CPM I), bem como outras operações policiais militares planejadas pelo comando do Batalhão na área de sua circunscrição.

Entendendo que a prevenção contra delitos vai muito além das formas tradicionais de se fazer policiamento, lançou-se a idéia do Pelotão Mirim do 8º BPM, um trabalho cujo resultado preventivo será percebido a longo prazo, porém de perceptível eficácia, pois é sabido que somente por meio da educação é possível construir uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna.

Endereço: Rua Antonio Gomes Chaves, n.º 37, bairro Flamboyant, Dirceu I, Teresina-PI. CEP: 64077-095.


Companhias da área do 8º Batalhão Policial Militar

1ª CIA – situa-se na sede do 8º BPM e é a responsável pelo Policiamento Ostensivo Geral;
2ª CIA – também situada na sede do 8° BPM, corresponde à Força Tática e tem como prioridade o atendimento a ocorrências de maior nível de complexidade;
3ª CIA – sediada no município de Altos-PI, a qual é responsável pela segurança daquela cidade e região circunvizinha.
4° CIA – localizada no município de Pau D’arco do Piauí e responsável pelo policiamento na região.

Telefone fixo
8º BPM: ........................................ 3235-8357
Galeria De Ex-comandantes:
galeria 8º BPM



Polícia Militar do Piauí - Quartel do Comando Geral
Avenida Higino Cunha, nº 1750 Bairro Ilhotas CEP: 64014-220
Telefone: (86)9 9430 4318 (Ouvidoria) - Email: comando@pm.pi.gov.br