INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Militar do Piauí logo
+ Todas as Notícias...
Últimas Galerias de Fotos
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
 
188 ANOS PMPI
188 ANOS PMPI
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
 
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
+ Mais Galerias de Fotos...
Comandante-Geral
Coronel PM Scheiwann Lopes - Comandante-geral da PMPI
CONTATOS: ouvidoria@pm.pi.gov.br 
(86)994412471 (ouvidoria)


CURRICULUM VITAE

CORONEL PM SCHEIWANN SCHELEIDEN LOPES DA SILVA

 

Scheiwann Scheleiden Lopes da Silva, nascido no dia 11 do mês de dezembro do ano 1973, é natural de Teresina-PI, pai de duas filhas e avô de uma netinha. Tem como companheira e parceira de jornada a Sra Hosanielly Araújo. É Coronel da Polícia Militar do Piauí, com ingresso na instituição em 01/01/1994. 

Possui diversos cursos militares específicos, dentre eles: Curso de Técnicas Verticais, Resgate e Salvamento em Altura – Corpo de Bombeiros Militar do PI; Estágio de Ações Táticas Especiais – PM do Pará; Curso de Administração de Ocorrências com Reféns – PM do Paraná; Curso de Integração de Princípios Fundamentais dos Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário - SENASP/Comitê Internacional da Cruz Vermelha; Estágio de Qualificação em Segurança Pessoal de Autoridades – Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República-GSI; Cursos de Analista de Inteligência, Curso de Contra-Inteligência e Segurança Orgânica, todos na SENASP-MJ. É Bacharel em Segurança Pública, pela Academia de Polícia Militar do Ceará e Graduando em Direito pela Faculdade Mauricio de Nassau. Possui ainda Especializações (pós-graduações) em Educação em Direitos Humanos, pela UFPI; Gestão em Segurança Pública, pela UESPI; e Políticas Públicas e Gestão em Segurança, pela UFPI. 
É instrutor do Centro de Ensino Profissional da PMPI e professor convidado em vários Cursos de Extensão em Políticas de Segurança Pública e Cidadania, da UFPI. Como função, trabalhou nos Batalhões das cidades de Picos, Floriano, Parnaíba e em outros da capital, exercendo diversas atividades e atribuições militares, bem como civis, como a de Delegado Especial, também no interior do Estado.

Foi Comandante do 2º Pelotão da Companhia de Operações Especiais – COE; Subcomandante da Companhia de Guardas da Assembléia Legislativa do Piauí; Foi Ajudante de Ordens do Governador do Estado por 03 vezes; Chefe da Assistência Militar da Vice-Governadoria do Estado do Piauí por 02 vezes e Chefe do Gabinete Militar do Governo do Estado do Piauí. 
Foi Chefe da 2ª Seção do Estado Maior Geral e o 1° Diretor de Inteligência da PMPI, com duração de 04 (quatro) anos. Tendo como recente função, a de Diretor de Unidade de Assistência Militar da Vice-governadora do Estado do Piauí – (jan 2019 a março 2022).
Atualmente exerce a função de Comandante-Geral da Polícia Militar do Piauí.


Polícia Militar do Piauí - Quartel do Comando Geral
Avenida Higino Cunha, nº 1750 Bairro Ilhotas CEP: 64014-220
Telefone: (86)9 9430 4318 (Ouvidoria) - Email: comando@pm.pi.gov.br