INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Militar do Piauí logo
+ Todas as Notícias...
Últimas Galerias de Fotos
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
 
188 ANOS PMPI
188 ANOS PMPI
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
 
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
+ Mais Galerias de Fotos...
9º BPM
9º BPM - Zona Norte de Teresina
Polícia Militar do Piauí
Coordenação Geral de Operações -CGO
Comando de Policiamento Metropolitano II - CPM II
9º Batalhão Policial Militar



 Inaugurado no dia 28 de setembro de 1998, no Comando do Coronel PM Valdílio Sousa Falcão, o 9º Batalhão Policial Militar antes localizava-se na Quadra 21, Casa 37, Setor “C”, no conjunto Mocambinho I, em frente à Praça da Telemar. Atualmente, sua sede fica na Av. Boa Esperança nº 3796, Bairro São Joaquim, CEP nº: 64.004-065, Teresina-PI.

Este batalhão tem a missão, antes de tudo, de prestar uma segurança de qualidade e realizar o policiamento ostensivo em parte da zona norte de Teresina. O 9º BPM, antes de o sê-lo, era a 5ª Companhia de Policia Militar do 1º BPM,  comandada à época, pelo então Capitão PM Freitas. Posteriormente, já com Batalhão, foi provisoriamente comandado pelo Capitão PM David (à época), tendo realmente, de fato e de direito, como primeiro comandante o Tenente-Coronel PM Quixadá.

Hoje, o 9º BPM cobre uma área com aproximadamente de 160.000 habitantes, sendo distribuída em mais de 44 locais, entre bairros, vilas e loteamentos.

Dentro da modalidade de policiamento desenvolvido pelo 9º Batalhão Policial Militar, citamos o policiamento de guarda em hospitais, correios, logradouros públicos; o policiamento velado e principalmente o ostensivo, com viaturas, motocicletas e operações a pé, todos exercidos com qualidades, pautados no profissionalismo, na ética e na legalidade. A operacionalidade é a razão de ser e de existir deste Batalhão; a nossa filosofia de comando somado com o apoio dos policiais militares, dos conselhos, das associações e comunidades em geral da nossa área fazem desenvolver muitas ações policiais e os resultados obtidos são satisfatórios. A eficiência e a efetividade deste Batalhão têm mostrado para a população que a policia militar do Piauí é presente e capaz. É por isso que temos buscado cada vez mais estreitar o relacionamento com as comunidades da área, por meio de seus membros, e temos orientado os policiais deste Batalhão a buscar uma melhor qualidade no atendimento aos cidadãos, respeitando os seus direitos e os diferenciando dos infratores da lei.

Não podemos deixar de citar a parceria que mantemos com o 13º BPM, localizado na Santa Maria da CODIPI, com o Conselho de Segurança da Zona Norte (CONSEG-ZN), e com as associações, por meio das quais se tem resolvido muitos problemas atinentes à área de segurança. Procuramos fazer de tudo um pouco porque acreditamos que não se melhora a prevenção enfatizando a pura reação ao crime e esquadrinhando recordes de prisões.

A operacionalidade é a razão de ser e de existir deste Batalhão. Contudo, nossa filosofia de comando, somada com o trabalho voluntário dos nossos policiais militares, também têm estreitado os laços com a comunidade através do Projeto Cidadão Mirim do 9º BPM, que atende, desde agosto de 2013, crianças e adolescentes na faixa etária de 09 a 16 anos, contando com a ajuda de colaboradores civis.

Concluímos que a filosofia do 9º BPM é simples: “servir bem os cidadãos”, o que é um dever de todo servidor público e, no caso da policia militar, vital para orientar nosso próprio trabalho, além de ajudar na formação de uma imagem positiva da polícia junto à sociedade.

COMPANHIAS DA ÁREA DO 9º BATALHÃO POLICIAL MILITAR

Quanto à articulação e ao desdobramento do 9º BPM, esse possui três Companhias e dois Postos de Policiamento Ostensivos (PPOs), assim distribuídos:

1ª CIA – localizada no conjunto Mocambinho, na antiga sede do batalhão;
2ª CIA – localizada no bairro Poty Velho;
3ª CIA – no bairro Buenos Aires.
PPOs – Um no bairro Acarape e outro no bairro Água Mineral.


CONTATO: (86) 3225 3066
 Funcional do Comandante: 98851-2138


Polícia Militar do Piauí - Quartel do Comando Geral
Avenida Higino Cunha, nº 1750 Bairro Ilhotas CEP: 64014-220
Telefone: (86)9 9430 4318 (Ouvidoria) - Email: comando@pm.pi.gov.br