Polícia Militar do Piauí logo
5º BPM
5º BPM - Zona Leste de Teresina
Polícia Militar do Piauí
Comando de Policiamento Metropolitano I
5º Batalhão Policial Militar

O 5° Batalhão da Polícia Militar do Piauí foi inaugurado em 23 de agosto de 1991, segundo o BCG nº 158, de 22 de agosto de 1991, implantado e instituído por força do Decreto nº 8.358, de 22 de agosto de 1991, publicado no BCG nº 165 de 02 de setembro de 1991.

 A missão da Unidade é oferecer segurança e realizar o policiamento ostensivo na área de sua competência (Zona Leste da Capital), alcançando, dessa forma, um dos objetivos da doutrina aplicada na nossa instituição, que é a descentralização do policiamento em nossa capital.

O 5º BPM está localizado em prédio próprio, na Rua Desembargador Adalberto Correia Lima s/nº, Bairro Planalto Ininga. Neste prédio, funcionou a residência oficial do Ex-governador do Estado do Piauí, Dr. Alberto Tavares Silva, no período de 1987 a 1990. Foi doado à Polícia Militar em 1991, pelo então Governador do Estado do Piauí, Dr. Antonio de Almendra Freitas Neto, tendo, na época, como Comandante da PMPI o Cel QOPM Manoel Paz e Silva.


Companhias da área do 5º Batalhão Policial Militar
1ª CIA - Situa-se na sede do Batalhão e corresponde à Força Tática. Abrange a área total do 5ºBPM.
2ª CIA - Situa-se na sede do Batalhão e corresponde ao efetivo do Policiamento Ostensivo Geral. Também atua em toda a área do 5ºBPM.