INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Militar do Piauí logo
+ Mais Notícias...
Últimas Galerias de Fotos
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DA BANDEIRA
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DA BANDEIRA
 
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES
PASSAGEM DE COMANDO-GERAL DA PMPI - 2022
PASSAGEM DE COMANDO-GERAL DA PMPI - 2022
 
SOLENIDADE DE ENTREGA DE VEÍCULOS, ARMAS E EQUIPAMENTOS
SOLENIDADE DE ENTREGA DE VEÍCULOS, ARMAS E EQUIPAMENTOS
+ Mais Galerias de Fotos...
Ouvidoria
A Ouvidoria é um espaço de acolhimento para receber, examinar e encaminhar aos setores competentes todas as manifestações de ouvidoria (reclamações, sugestões, denúncias, elogios e solicitações de providência) e pedidos de acesso a informações públicas. 

É uma atividade institucional de representação autônoma, imparcial e de caráter mediador, pedagógico e estratégico, que acolhe manifestações não concluídas por outros meios de atendimento para análise e atuação na busca de soluções.

CANAIS DE ATENDIMENTO E CONTATOS OUVIDORIA PMPI:
 
E-mail institucional: ouvidoria@pm.pi.gov.br 

Disk Ouvidoria: 162 (Ouvidoria-geral do Estado)

Internet: 

http://eouv.pi.gov.br (e-OUV: para reclamações, sugestões, denúncias, elogios e solicitações de providência - conforme Lei Federal Nº 13.460/2017); 

acessoainformacao.pi.gov.br (e-SIC: para pedidos de acesso à informação pública - conforme Lei Federal N° 12.527/2011). 

WhatsApp: (86) 99430-4318 (horário de atendimento: das 7h as 14h, de segunda a sexta) 

Presencial: Quartel do Comando-geral, Sala da Subchefia do Estado Maior-geral: Avenida Higino Cunha n° 1750 Bairro Ilhotas (horário de atendimento: das 7h30 as 13h30, de segunda a sexta) 


MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A OUVIDORIA

O recebimento de serviços públicos de qualidade é direito de todos, sem discriminações. Mas muitas pessoas não têm o conhecimento sobre a extensão de seus direitos, ou mesmo não sabem a quem recorrer em casos de dúvida, ou quando estiverem se sentindo prejudicadas de alguma forma. A fim de estabelecer um canal de comunicação simplificado entre a sociedade e a Administração Pública e de promover a melhoria na qualidade dos serviços públicos, forma criadas as ouvidorias públicas.

O governo do Piauí, preocupado com a qualidade e o aperfeiçoamento do serviço público e, principalmente, com o/a cidadão/ã, criou em 2003, o cargo de gerente de ouvidoria, vinculado a Controladoria Geral do Estado. Em 2007 como uma forma de qualificar o trabalho cria o cargo de Ouvidor Geral. Este cargo é vinculado ao chefe do Poder Executivo e foi instituído pela Lei Complementar Nº 83, de 12 de abril de 2007 e objetiva criar um canal de gestão participativa, de forma a possibilitar que o/a cidadão/ã manifeste sua opinião, através de reclamações, solicitações, denúncias, críticas, sugestões, elogios sobre a prestação dos serviços e execução das políticas públicas.
   
Missão
Fortalecer a integração entre sociedade e governo, através de sugestões, denúncias, reclamações, solicitações e elogios, promovendo a defesa dos direitos e interesses da população, assegurando-lhes oportunidade de participação na gestão pública.

Objetivos
Geral:
         Criar um canal de gestão participativa, de forma a possibilitar que o/a cidadão/ã manifeste sua opinião, através de reclamações, solicitações, denúncias, sugestões, elogios sobre a prestação dos serviços e execução das políticas públicas, propiciando-o segurança, eficiência e satisfação da atividade pública estatal.
Específicos:

         Integrar todos os órgãos da Administração Pública Estadual, de forma a estabelecer uma cultura de transparência administrativa; Contribuir para agilizar os procedimentos, na busca de melhoria da qualidade da prestação dos serviços ao/à cidadão/ã; Estabelecer parcerias entre os grupos organizados da sociedade de forma a possibilitar controle social; Fortalecer as ouvidorias existentes nos diversos órgãos criando um elo de ligação com a ouvidoria geral; Incentivar a criação de ouvidorias nos municípios.

DÚVIDAS FREQUENTES

1. O que são Ouvidorias Públicas?
As ouvidorias públicas são canais democráticos de diálogo responsáveis pelo recebimento, análise, encaminhamento e resposta quanto a sugestões, dúvidas, elogios, reclamações e denúncias relacionadas com a esfera de atuação daquele órgão. Através delas, também é possível solicitar informações de interesse pessoal ou coletivo, nos termos da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011).

2. Quem pode contatar as Ouvidorias?
         Qualquer cidadão pode entrar em contato com as ouvidorias, e elas existem apenas para atendê-los, possibilitando a participação de todos na melhoria dos serviços públicos e, consequentemente, na qualidade de vida da população. 

3. Como devo me manifestar?
         Para que o cidadão se manifeste, é essencial que ele apresente o fato que deseja narrar de forma clara, completa e objetiva, de modo a facilitar o adequado tratamento pela ouvidoria. Sempre que possível, é recomendável que descreva o que aconteceu, onde aconteceu, quando aconteceu a quem participou.

4. A Ouvidoria irá solucionar o meu problema?
         Em casos mais simples, a ouvidoria poderá resolver uma demanda de imediato. Porém, muitas vezes a manifestação apresentada não será solucionada diretamente pela ouvidoria, sendo exigido o encaminhamento a outros setores ou mesmo outros órgãos. Nesses casos, a ouvidoria manterá o interessado informado quanto às providências adotadas, exercendo a intermediação entre os envolvidos.

5. Como as Ouvidorias Públicas funcionam?
         Elas buscam atuar sempre de forma imparcial, confiável, célere e transparente. Prezam pela informalidade, não se exigindo que as manifestações sejam apresentadas de forma documental, podendo o interessado contatar as ouvidorias de várias formas (pessoalmente, telefone, e-mail, entre outros).
         Além disso, buscam manter o sigilo dos manifestantes nas situações em que a lei e o caso específico permitam, comunicando a eles sempre que não for possível tratar uma demanda de forma sigilosa.


Polícia Militar do Piauí - Quartel do Comando Geral
Avenida Higino Cunha, nº 1750 Bairro Ilhotas CEP: 64014-220
Telefone: (86)9 9430 4318 (Ouvidoria) - Email: comando@pm.pi.gov.br