INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Militar do Piauí logo
+ Todas as Notícias...
Últimas Galerias de Fotos
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
 
188 ANOS PMPI
188 ANOS PMPI
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
 
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
+ Mais Galerias de Fotos...
Concurso Público para Polícia Militar do Piauí contará com 690 vagas
14/12/2020 - 14:13  
  
Twitter 
Google+ 
PMPI
Na manhã desta segunda-feira (14), no Palácio de Karnak ocorreu o Lançamento do Concurso da Polícia Militar do Piauí e também a divulgação do número de vagas do certame por meio do Governador do Estado. 

Fica definido Concurso Público para o preenchimento de 650 (seiscentas e cinquenta) vagas para ingresso no Curso de Formação de Soldados PM (CFSD) e 40 (quarenta) vagas para admissão no Curso de Formação de Oficial PM (CFO). O certame será realizado pelo Núcleo de Controle de Concursos e Promoção de Eventos e por meio do Diretor da NUCEPE foi comunicado que “a partir de agora será tratado com o Comando Geral da Polícia Militar, agora vamos partir para o elemento da praticidade da aplicação do concurso público, levando em consideração todos os aspectos próprios de um concurso, porém levando em conta a situação que estamos enfrentando, que é essa condição adversa da pandemia da COVID-19. O Edital será elaborado em conjunto em reuniões com o próprio núcleo, órgãos de controle do Estado e a Polícia Militar.”

De acordo com o Deputado Federal, Capitão Fábio Abreu, o governador de forma sensível anuncia o lançamento do edital do concurso da PMPI, bem como a quantidade de vagas. “Pra nós é importante por se tratar de uma das maiores demandas da Polícia Militar que faz com que a gente consiga vislumbrar a possibilidade do problema de efetivo seja consideravelmente resolvido dentro das condições do Estado”. 

O Secretário de Segurança Pública, Coronel Rubens falou do planejamento e estudo da necessidade de reforço de efetivo nos municípios do interior do Estado, que foi feito verificando a capacidade de admissão do ponto de vista da folha de pagamento. “Quero agradecer pela presença de todos por estarem testemunhando este ato que simboliza com certeza a coragem e a determinação dos policiais militares do Estado do Piauí. Isso faz parte é claro, de um conjunto de ações que nós estamos desenvolvendo. Como gestor quero agradecer as pessoas envolvidas em prol de melhorar as condições dos policiais piauienses, em especial ao Deputado Federal Fábio Abreu que tem de uma forma inovadora destinado recursos de emendas parlamentares para melhorar essas condições. Essa semana estaremos recebendo os frutos de uma emenda que ele destinou para adquirirmos motocicletas que serão empregadas no patrulhamento ostensivo. O lançamento deste concurso é uma medida necessária para que outros venham a compor esta equipe de elite da polícia militar fazendo com que a polícia ostensiva cada vez mais possa dar segurança a sociedade”.

Para o Deputado Carlos Augusto o momento é de felicidade. “Feliz em estar aqui na Autorização deste concurso. Nós que aprovamos requerimentos na Assembleia Legislativa e que reivindicamos junto ao Governador e a toda a administração do Estado essa questão da realização de um novo concurso para a PMPI. Fico alegre também que este concurso vigorará sobre a regra que foi aprovada na Assembleia Legislativa na semana passada e que deve ser sancionada esta semana que é a regra da nova idade para inclusão na carreira na policia militar que é de 35 anos. Espero que este momento se repita por muitas e muitas vezes para que assim seja melhorado o efetivo da Polícia Militar. Continuamos na certeza de que a luta continua juntamente com os deputados e o comandante geral para que possamos obter condições melhores a aqueles que fazem a segurança do nosso Estado”. 

Foto_14122020_021235
Segundo o Comandante Geral, Coronel Lindomar Castilho, se possível até o dia 30 de dezembro seja apresentado o edital com calendário de etapas para que pela metade do ano de 2021 seja iniciada a formação dos oficiais e praças. “Este novo edital contará com a recente alteração de idade de limite de ingresso de 35 anos. Então para aqueles que têm vocação para a atividade policial e que estão estudando para concurso terão essa oportunidade para alcançar uma das vagas e ser um militar. O concurso se trata de um certame longo com diversas etapas, prazos para recursos e deve obedecer todo um aspecto legal, mas queremos que até o final de 2021 já estejamos com a turma de soldados para empregar no policiamento e em 2023 concluir a turma de oficiais”.

Foto_14122020_021231
Ao final, o Governador falou do anúncio do Concurso que contará com 690 vagas, no qual tem como objetivo ter um cuidado com a segurança no Estado.   “Garantir também que no Piauí a gente tenha no mínimo um policial para a cada mil habitantes. E aqui o Deputado Carlos Augusto traz a noticia da aprovação do projeto que garante uma condição que é boa para os policiais, de um lado, a possibilidade de crescer até o final da carreira internamente. E segundo, é bom para a sociedade quando ele pode ter essa opção de poder ficar até os 65 anos. Já tínhamos a aprovação da Assembleia de policiais jovens que foram para a reserva poderem voltar a trabalhar, ou seja, isso ajuda a aumentar o número de policiais em atividade para que assim consigamos dar conta da demanda de 224 municípios”. 

Postagem: SAV Ingrid Rodrigues
Fotos: Jardenya Bezerra
DCOM
Polícia Militar do Piauí - Quartel do Comando Geral
Avenida Higino Cunha, nº 1750 Bairro Ilhotas CEP: 64014-220
Telefone: (86)9 9430 4318 (Ouvidoria) - Email: comando@pm.pi.gov.br