A Diretoria de Inteligência da Polícia Militar do Piauí (DIPM), por meio de seu Ciclo de Instruções e Capacitação 2017, realizou nos dias 30 e 31 de janeiro a 1ª edição de Capacitação em Mineração de Dados em Fontes Abertas, suas técnicas e ferramentas.
Ministrada pelo Major do Exército Brasileiro Waurlênio Rocha, o curso apresentou diversas técnicas, meios e ferramentas de pesquisa em fontes abertas, pelo qual o profissional de Inteligência poderá minerar ou garimpar dados úteis e oportunos para a produção do Conhecimento voltado ao processo de tomada decisões. Participaram como convidados do treinamento membros da 2ª Seção do Exército Brasileiro, do Núcleo de Inteligência da Polícia Rodoviária Federal e do Ministério Público/GAECO.
“A garimpagem de dados obtidos em fontes abertas tornou-se uma ferramenta de apoio com papel fundamental ao profissional de Inteligência, de forma que, a partir da utilização das ferramentas e técnicas adequadas, o profissional poderá minimizar esforços que outrora eram mais dispendiosos”, comentou o Tenente Emanoel, Chefe da Seção de Capacitação.
O palestrante Major Rocha é um profundo conhecedor quando se trata de Tecnologia da Informação e Cibernética. Em seu currículo constam formação e trabalhos relevantes nessa área, como o Curso Básico de Guerra Eletrônica, o Curso de Guerra Cibernética e o Curso Superior Tecnológico em Redes de Computadores. Em seus trabalhos, foi instrutor do Curso de Guerra Cibernética das Forças Armadas, participou do Projeto SIMOC (desenvolvimento do Simulador de Operações de Guerra Cibernética), também do Projeto “DefesaBR” (desenvolvimento do primeiro antivírus nacional) e foi Bicampeão Sul-americano por equipe das Olimpíadas Globais de Cibernética.
O Diretor de Inteligência da PMPI, Tenente-coronel Scheiwann, continua apoiando as capacitações e treinamentos, pois entende ser a melhor forma de desenvolver as habilidades de sua equipe.
Fonte: Diretoria de Inteligência da Polícia Militar do Piauí