INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Militar do Piauí logo
+ Todas as Notícias...
Últimas Galerias de Fotos
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
 
188 ANOS PMPI
188 ANOS PMPI
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
 
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
+ Mais Galerias de Fotos...
Comandante Geral da PM acompanha policiamento em visita a Companhia de Valença
28/04/2016 - 12:18  
  
Twitter 
Google+ 
Comandante Geral se reúne com policiais militares em Valença
Dando prosseguimento a um “comando ambulante”, desde que assumiu o comando da PM, o Coronel Carlos Augusto vem andando por todas as sedes da Corporação no Estado do Piauí. Nessa quarta-feira foi a vez da 2ª Companhia de Valença, pertencente ao 4º BPM de Picos. A visita teve o objetivo de constatar no local as ações de comando que já contemplam a região dos 15 municípios, da área de responsabilidade da Companhia, com viaturas, armamento e no mínimo quatro policiais militares atuando em cada grupamento.
20160427 - CMT visita Valença
20160427 - CMT visita Valença
20160427 - CMT visita Valença
20160427 - CMT visita Valença
20160427 - CMT visita Valença

O Comandante Geral da PM, Coronel Carlos Augusto, em reunião no auditório do Senac com os policiais militares da região e os comandantes de GPM’s, da companhia e do Batalhão, buscou ouvir ainda as necessidades de cada pontualmente, e afirma que “a visita é prestando apoio ao capitão Santo que tão bem tem comandado essa região e também conversar com os PM´s, levar uma palavra de apoio e confiança, pois atividade se segurança pública não é simples, exige muito do ser humano, do policial militar”. E destaca ainda que “essa região tem baixos índices de criminalidade no que diz respeito a homicídios, a assaltos a banco e a outras ocorrências”.

O comando da PM tem trabalhado para reestruturar a polícia operacionalmente, fazendo isso inicialmente pelas divisas e agora chegando ao centro, tendo a oportunidade de ter atendido várias demandas da região de Valença. E partindo das demandas apresentadas, a intenção do comando é de continuar a servir, reafirmando com a tropa o compromisso de melhorar as condições de trabalho de alguns municípios que tem sede própria e, sobretudo os que não têm, disponibilizar melhores viaturas para aqueles que ainda não tem viatura adequada para o município e dividindo com os comandantes dos GPM´s a responsabilidade de comandar a Polícia Militar.

Segundo o Capitão Santos, Comandante da 2ª CIA de Valença, todo o efetivo tem se voltado à realização de abordagens em blitzen na entrada e saída da cidade, e nos 14 GPMs da região, o que tem favorecido o aumento na sensação de segurança pública por parte da população, além de realizar as Operações Corujão, onde os policiais militares de toda área são empregados no policiamento na cidade e interligados através dos telefones celulares e whatsapp passando as informações para comunicação e abordagens à suspeitos, e assim, buscando evitar arrombamento a caixas eletrônicos, furtos à bancos e comércios. 

Quanto à visita do Comandante Geral, Capitão Santos considera positivo, pois “saindo do seu gabinete e vindo conversar com os policias, comandantes de cada GPM, o Comandante Geral irá conhecer as dificuldades e as potencialidades de cada grupamento, expressando sua forma de agir, o seu trabalho, o Comandante Geral conhecerá o policial de perto”.

Para o Comandante do 4º BPM (Picos), Tenente Coronel Viana, a visita do Comandante Geral a Valença é comemorável ao dar apoio ao policial do interior. Sobretudo agora em que todos os municípios da área do Batalhão têm no mínimo quatro policiais militares.

Acerca dos índices de criminalidade, Tenente Coronel Viana, afirma ter tido sorte ao pegar uma unidade em que os índices de criminalidade em termo de homicídios já eram baixos, e agora com o trabalho conjunto do consórcio de todas as cidades, os índices de criminalidade caíram mais, completando quase dois meses sem homicídios em Picos. Nessa modalidade, o consórcio se divide em quatro regiões, quatro a cinco cidades mais próxima se juntam durante 15 dias e realizam blitzen de nove às quatro da manhã. Depois que fizemos esse consórcio nenhuma cidade teve mais atentando contra caixa econômica, correios, tem surtido efeito, conclui o Comandante do 4º BPM.

Texto e fotos: Cb Paulo Brito
Transcrição de entrevistas: SAV Kleyssy
Polícia Militar do Piauí - Quartel do Comando Geral
Avenida Higino Cunha, nº 1750 Bairro Ilhotas CEP: 64014-220
Telefone: (86)9 9430 4318 (Ouvidoria) - Email: comando@pm.pi.gov.br