INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Militar do Piauí logo
+ Todas as Notícias...
Últimas Galerias de Fotos
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
 
188 ANOS PMPI
188 ANOS PMPI
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
 
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
+ Mais Galerias de Fotos...
148 Anos de História e Tradição: Corpo Musical da Polícia Militar do Piauí
16/06/2023 - 10:28  
  
Twitter 
Google+ 

O Corpo Musical da Polícia Militar do Piauí comemora seus 148 anos de existência, consolidando-se como a mais antiga banda de música em atividade no estado do Piauí e uma das mais antigas entre as bandas das polícias militares do Brasil. Desde sua criação, por meio da Resolução nº 895, assinada pelo presidente da província do Piauí em 1875, a banda tem desempenhado um papel fundamental na cultura e tradição piauiense.

Ao longo de sua trajetória de quase 148 anos, a Banda de Música da Polícia Militar do Piauí se tornou um verdadeiro patrimônio cultural do povo piauiense. Sua dedicação às funções musicais e o compromisso com a tradição são marcas registradas da banda.

Em 2017, a banda incorporou novas formações, como o quinteto de metais e o grupo de música popular, além da já tradicional Banda de Concerto e da Big Band. Com um repertório vasto e diversificado, a banda atende a uma ampla demanda de solicitações, que vão desde solenidades militares e oficiais do Estado até participações em festivais e manifestações culturais.

Atualmente, o Corpo Musical conta com 31 integrantes entre oficiais e praças, que realizam cerca de 130 apresentações por ano. Além das atividades tradicionais, a banda se engaja em projetos de iniciativa própria, levando sua música e a cultura da paz a lares, abrigos e diversas entidades, aproximando a sociedade e a corporação e buscando sempre oferecer um serviço de qualidade à população piauiense.

O Comandante do Corpo Musical, Capitão Gomes, parabenizou os policiais miliares que ajudaram a construir esse legado. “Para todos nós, hoje é um dia de muita alegria, o Corpo Musical da Policia Militar está fazendo 148 anos, a banda mais antiga do nosso estado e neste dia tão importante, nós queremos desejar os parabéns a todos os componentes que hoje fazem a banda e aqueles que participaram e hoje estão na reserva remunerada. Que esse dia possa ser um dia feliz para todos que compõem esse Corpo Musical”.

Os 148 anos de história do Corpo Musical da Polícia Militar do Piauí são marcados por momentos de glória, superação e encantamento. A música tem sido um elo entre a corporação e a comunidade, transmitindo alegria, emoção e levando a mensagem de segurança e paz. A Polícia Militar do Piauí parabeniza seus integrantes, que com dedicação e talento, perpetuam o legado dessa tradicional instituição musical.


Foto_16062023_100642

 


 

Polícia Militar do Piauí - Quartel do Comando Geral
Avenida Higino Cunha, nº 1750 Bairro Ilhotas CEP: 64014-220
Telefone: (86)9 9430 4318 (Ouvidoria) - Email: comando@pm.pi.gov.br