A cabo Marcleide Vieira, do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Piauí, concluiu o Curso de Negociador Policial em Ocorrências de Crise, realizado no estado do Mato Grosso. Com duração de 20 dias, a especialização tem como objetivo a análise para diretrizes e tomada de ações em contextos envolvendo reféns, sequestros e dentre outras ocorrências de crise.
Formada em psicologia e fazendo parte dos quadros da PMPI há quase 30 anos, Marcleide Vieira foi designada para o curso assim que foi transferida para o Bope. O curso teve início no dia 03 de abril e foi concluído no último dia 20.
“O Curso de Negociador Policial em Ocorrências de Crise, que é quando tem ocorrências como sequestro, com reféns, aí a gente vai lá pra negociar com o causador da ocorrência. Nós fomos fazer esse curso no Mato Grosso a partir da minha transferência para o BOPE, de lá fui direcionada para esse curso porque a minha função é de psicóloga. Então dentro da equipe tem que ter uma psicóloga; a doutrina do negociador direciona que tenha um psicólogo e como eu sou graduada em psicologia, fui transferida para lá com o intuito de compor a companhia do BOPE. Foi a partir de então que eu fui para o Mato Grosso fazer o curso de 20 dias”, explica.
Durante a especialização, a cabo explicou que os alunos tiveram acesso a parte teórica, bem como simulações de ambientes de crise. Para ela, a formação é de suma importância para possíveis ocorrências, além de obter o conhecimento pessoal e profissional de como funciona o processo de negociação de uma crise.
“A gente tem contato com a teoria e também com a simulação prática para que a gente possa desenvolver a identificação com o curso com os personagens dentro daquele ambiente de crise. A importância desse curso é imensa porque além de eu já ter sido designada para compor a equipe eu também precisava ter conhecimento de como funciona o processo de negociação de uma crise, então como psicóloga que tem esse papel de durante à ocorrência ficar observando, avaliando, propondo e intervindo no cenário, como avaliar a alteração de humor tanto do negociador quanto do causador do evento de crise, porque diante disso a gente vai direcionando as tomadas de decisões”, completa.