Na manhã desta quarta-feira (01) ocorreu à reunião semanal via Videoconferência com os Comandantes da Capital e Interior do Estado do Piauí visando definir as medidas que serão adotadas para dar cumprimento aos novos decretos governamental que entrarão em vigor a partir de amanhã, 02 de julho do corrente ano.
As ações mais rígidas surgiram com objetivo de combater o avanço do novo coronavírus, ampliar o índice de isolamento social e assim possibilitar a diminuição dos índices de transmissibilidade da Covid-19, bem como a reduzir o número de hospitalização em UTIs.

O Subcomandante Geral da PMPI, Coronel Sousa Filho iniciou sua fala orientando os integrantes da reunião para que conversem com os seus subordinados, patrulhem, orientem, expliquem a população de que a adoção dessa atual medida se trata de um passo para a reabertura gradual das atividades econômicas no Estado. E em casos de descumprimento das medidas, as guarnições devem realizar a lavratura do TCO e fazer os devidos encaminhamentos para o judiciário. Além disso, recomendou paciência e prudência, a meta é atingir os 70% de índice de isolamento social principalmente no sábado e domingo, dias que as medidas serão mais restritivas. Ele destacou ainda a reformulação que o aplicativo PMPI Cidadão sofreu visando facilitar e agilizar o cadastro dos usuários. Agora, não é necessário mais georreferenciar o endereço nem validar o e-mail. A localização será automaticamente encontrada pelo app. Solicitou que todos os policiais militares participem da construção do planejamento estratégico da PMPI por meio de respostas em um questionário eletrônico disponível na página principal do site da Instituição e ao final abordou sobre a utilização do Sistema Eletrônico de Informação. Para que o uso desse sistema e o acesso cheguem a todos os militares, para que de fato a implantação ocorra por completo na PMPI e assim seja posto em prática o projeto Polícia sem papel.

O Tc Edson falou sobre o acesso no SEI, sobre os logins e senhas que serão distribuídas a todos, e divulgados ainda nos grupos até o dia 10 de julho. Em seguida, o Maj Gustavo apresentou a ferramenta “COPOM Home Office” que foi viabilizada através de parceria já existente entre o Governo do Estado e a Vikstar e que proporcionou há 40 dias passar a atender e operar em sua totalidade em uma nova modalidade. A apresentação teve como objetivo compartilhar os resultados e diminuir as dúvidas existentes sobre a passagem do teleatendimento do COPOM para a modalidade Home Office, que apresenta redução no tempo de atendimento, de encaminhamento e de despacho. Além disso, foi falado sobre o PMPI Cidadão que permite acionar a Polícia Militar de forma mais rápida e efetiva, com envio da localização exata da ocorrência, fotos, vídeos e áudios sobre o incidente. Isso dá mais agilidade na comunicação e um maior detalhamento da ocorrência para auxiliar o policial militar no momento do atendimento. Com ele, é possível acionar o botão de pânico de violência doméstica e acessar inúmeros outros serviços prestados pela Polícia Militar. Ressaltou ainda que após a reformulação do aplicativo ocorreu o aumento de mais de 10% em seus downloads, e conclamou ainda a todos para que conheçam essa ferramenta e que seja divulgada nas mídias sociais.
O Comandante Geral da PMPI, Coronel Lindomar Castilho, que participava de outra reunião aproveitou para comentar sobre a apresentação da nova ferramenta que mostra bons resultados no COPOM e que cobra apenas disciplina consciente dos profissionais para trabalhar seja no quartel, seja em casa. Na ocasião, ele falou sobre a operação que se inicia amanhã (02) e irá até o domingo (05), para que todo comandante esteja voltado para o cumprimento desses decretos. Destacou ainda que Luzilândia é uma das cidades que devem ser priorizadas e que a PM deve atuar de forma integrada com as equipes de saúde e da vigilância sanitária para diminuir os números de contaminação da COVID-19.
“Temos uma diretoria de saúde e o hospital da Polícia Militar, que está de portas abertas, para termos todo o cuidado ao acompanhar nossos militares. Sabemos que por estar na linha de frente, estamos sujeitos à contaminação. Então os comandantes devem se manter atentos aos policiais para a qualquer instante possam tomar medidas preventivas necessárias. Leiam o decreto, vamos tentar melhorar o índice de isolamento, sobretudo no Interior do Estado. Se alinhem aos órgãos de segurança pública e da saúde para atuarmos melhor nesses quatros dias”, completou o Coronel Lindomar Castilho.
Em seguida o Tc John, Comandante da Guarda Municipal de Teresina, comentou que a GCM estará à disposição para atuar em parceria com a PMPI nas fiscalizações de incidência de aglomerações e de fechamento dos estabelecimentos não-essenciais que estejam em descumprimento dos decretos. “Esperamos que a sociedade tenha compreensão e nos auxilie nesse combate ao COVID-19”.
O Maj Airton atualizou ainda sobre os números de contaminados na Instituição, bem como solicitou para que o comuniquem diariamente sobre a situação de todos os PMs infectados ou afastados com sintomas gripais e comunicou que o número de leitos do HPM foram ampliados e a UTI aberta. “Temos que auxiliar os órgãos de saúde, pois o único método eficaz até o momento é o isolamento social”. Aproveitou também o ensejo para comunicar sobre a inspeção de saúde que se encontra aberta e será realizada até o dia 27 de julho no CAIS, além disso, os policiais militares do interior podem encaminhar atestados de saúde através do seu comando para evitar a circulação desnecessária do interior para a capital do estado.
O Coordenador Geral de Operações, Coronel Rodrigues, pediu empenho e profissionalismo especialmente nesta situação atípica. “Devemos estar irmanados, pensando na nossa instituição e na sociedade, principalmente neste momento que passamos. A partir de amanhã estaremos acompanhando todas as operações e pela ordem de serviço que foi elaborada e distribuída e que detalha as operações que serão feitas por cada batalhão e que neste momento seja feito no mínimo uma blitz por cada OPM, uma barreira e que além do policiamento, das buscas pessoais, seja feito também as orientações sobre o uso de equipamentos de proteção individuais, para que assim estejamos protegendo a nós, a nossa família e a todos da nossa sociedade piauiense. Portanto, desejamos que tenhamos uma boa operação com resultados satisfatórios, cumprindo os decretos nestes quatros dias”.
O Comandante do Policiamento Metropolitano I, Tc Lucena elogiou a iniciativa e a proatividade do Major Wilton, do 8º BPM que preparou o seu efetivo para enfrentar a modalidade de infringência dos decretos. Diante disso, mostrou anseio para que os comandantes possam oferecer as ferramentas necessárias aos seus comandados para que possam trabalhar e melhorar.
Durante a reunião foi atualizado sobre o estado clínico de um policial militar do 19º BPM, bem como repassado para que ocorra uma orientação preventiva na quinta e sexta-feira e com isso sejam obtidos os resultados esperados. E por fim, foi recomendado que sejam encaminhados os relatórios em tempo hábil para que sejam repassados para divulgação pela DCOM.
O Coronel Lindomar Castilho, fez as considerações finais, pediu cautela e bom senso nas barreiras, nas abordagens, nas averiguações, e que o efetivo preste auxilio aos agentes de saúde. Reiterou ainda a missão e que todos mantenham o foco nesta grande operação. E concluiu pedindo a Deus que conceda saúde ao efetivo e para que aqueles que tenham fé orem pelos policiais internados e por todos que estão na linha de frente para que possam vencer a batalha contra o coronavírus.
Postagem: SAV Ingrid Rodrigues
Fotos: Maj Marcos
DCOM