A capacitação é iniciativa inédita no estado e um marco nos 190 anos da corporação.
A Polícia Militar do Piauí realiza, nesta quinta-feira (18), a Solenidade de Conclusão do 1º Curso Superior de Polícia (CSP), iniciativa inédita no estado e um marco nos 190 anos da corporação. O evento acontece às 17h30, no Colégio da PMPI – CETI Governador Dirceu Mendes Arcoverde.
Resultado de uma parceria com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), o curso consolidou um novo patamar de formação para o alto comando da PMPI. Ao todo, 79 oficiais participaram da capacitação, incluindo integrantes da PM do Piauí, das Polícias Militares do Amapá e de Roraima, além de representantes do Ministério Público.
Com 600 horas-aula, o CSP foi desenvolvido em formato híbrido, com atividades presenciais e a distância, e corresponde a uma especialização lato sensu em Gestão Estratégica em Segurança e Ordem Pública.
Voltado a tenentes-coronéis, o curso passou a ser exigência legal para a ascensão ao posto de coronel, conforme a nova legislação estadual. A formação abordou temas estratégicos como planejamento operacional, gestão de pessoas, logística, finanças públicas, inteligência policial, políticas públicas, comunicação estratégica, governança, geopolítica e tomada de decisão.
A solenidade marca oficialmente o encerramento do 1º Curso Superior de Polícia e reafirma o compromisso da Polícia Militar do Piauí com a qualificação profissional, a modernização institucional e a segurança da sociedade piauiense.