Registro:
Este projeto é de autoria do Coronel QOPM Luiz Gonzaga de Freitas, na época ele tinha o posto de 2º Tenente QOPM e trata-se da criação do símbolo que representa a Polícia Militar do Piauí, diferenciando das outras co-irmãs do Brasil. Este projeto foi aprovado pelo EMG/PMPI e em seguida publicado no Diário Oficial do Estado do Piauí de n° 91, de 17 de maio de 1982, segunda-feira e tornando-se Decreto de n° 4.891 de 13 de maio de 1982. Autoridades da época: Excelentíssimo Governador Lucídio Portella Nunes e o Comandante Geral PMPI Agostinho Pinheiro Neto - Cel. EB.
Descrição heráldica
1 - O arco cor cinza, simboliza a fachada principal do quartel do Comando Geral da PMPI.
2 - O arco gótico invertido para baixo, tendo quatro listas azuis celestes, sobre estas, a figura de três piaus em forma de triângulo com vértice para cima; são os quatro maiores rios importantes que banham o território piauiense, dentre estes rios: Parnaíba (Velho Monge) e Poti, ambos conhecidíssimos na capital do estado. Quanto à formação de um triângulo equilátero dos piaus, representa o povo coeso desta terra, em cadeia de união.
3 - O azul celeste contido dentro do arco, com poucas nuvens; representa a característica do céu piauiense.
4 - Montes verdejantes na limitação do infinito do horizonte, símbolo das grandes fazendas para criatórios de animais de nossa pecuária.
5 - Palmeira-carnaúba, como produto de riqueza vegetal abundante no estado, com predominância por muitas décadas passadas nas exportações a países europeus.
6 - Em posição suspensa, encontra-se o mapa do estado do Piauí, sobreposto a este, observa-se o símbolo da Inspetoria Geral das Polícias Militares - IGPM, estrela maior de cor amarelo-ouro, circundada por outras estrelas menores de cor branca, representando as polícias militares de cada estado em prol do mesmo objetivo na segurança da sociedade.
7 - As garruchas cruzadas sobre o distintivo da IGPM, demonstram o armamento empregado por policiais militares no cotidiano.
8 - A faixa azul em forma de laço, com as expressões: "Guarda da sociedade" e "25 de junho de 1835"; indica que a instituição policial militar se encontra alerta atuante na segurança da sociedade; a referência periódica de criação da instituição supracitada.
9 - A tonalidade de suas cores e seus traçados devem ser conservados por quem pretende reproduzir este distintivo, tendo assim a proporcionalidade que não descaracterize a originalidade do distintivo do projeto aprovado.