Companhia Independente de Policiamento Escolar –CIPE
A companhia Independente de Policiamento Escolar –CIPE, foi criada na estrutura organizacional da Corporação, por meio da Lei Estadual nº6.199, de 27/03/12, sendo responsável pelo policiamento preventivo e ostensivo nas escolas públicas com circunscrição em todo o Estado do Piauí, passando a vincular-se diretamente ao Comando de Policiamento Comunitário da PMPI.
A CIPE, outrora denominada Pelotão Escolar, com 23(vinte e três) anos na atividade de policiamento escolar, originou-se no ano de 1992 e pertencia à 3ª/Cia1º BPM, funcionando inicialmente no Centro Administrativo do Estado, na SEDUC, desempenhando até meados do ano de 1998, o patrulhamento á pé durante a semana em Pontos Base (PB) e nos finais de semana em uma viatura VW Kombi-SEDUC, nas escolas estaduais, além dos serviços de guarda da sede da Secretaria e em instalações de outros prédios. A partir do ano de 1999, o Pelotão Escolar passou a realizar o serviço ostensivo de policiamento à pé e em motocicletas cedidas pela SEDUC, nas Unidades Escolares de grande porte.
Desde o ano de 2012, a atual CIPE, possui sede própria, cedida pela SEDUC, localizada na Av.Magalhães Filho, s/nº, no Bairro Marquês de Paranaguá, Zona Norte desta Capital.
Foram comandantes do Policiamento Escolar, o Ten Cel Candido Neto, Cel Gerardo Rebêlo, Maj Raimundo Floriano, Cap F.Assis, Maj Jorge Reis, Cap Tiago Castelo Branco, sendo o atual comandante o Maj Marcos Vinícius.