No período de 08 a 11 de junho do corrente ano, medidas preventivas foram reforçadas em todo o Estado do Piauí pela Polícia Militar, em parceria com a vigilância sanitária e as secretarias municipais de saúde. No total, 3.500 veículos foram abordados e sanitizados, bem como 5.000 pessoas receberam orientações sobre as ações que a população deve adotar durante a pandemia da COVID-19.
As barreiras sanitárias estão sendo feitas nos Postos Fiscais em Cajueiro da Praia, divisa com Chaval-CE, Posto Cova Donga, Posto Fiscal SEFAZ, Lagoa Seca e nas entradas das Cidades de Luzilândia, Joca Marques, Joaquim Pires, Madeiro, Dom Inocêncio, Várzea Branca, Palmeira do Piauí, Pedro Laurentino, Santa Rosa e Oeiras, visando orientar os cidadãos quanto à circulação desnecessária em via pública e também sobre a importância do uso dos equipamentos de proteção individual. No Posto Jacarandá, três veículos foram impedidos de adentrar o município de Cocal da Estação por força do decreto municipal e, no Posto Pipocas, na divisa de Acauã-PI com Afrânio-PE, dois ônibus oriundos do Estado de Sergipe com destino ao Pará foram abordados.
Em Corrente, policiais do 7º BPM deram apoio à vigilância sanitária, que fez a aferição de temperatura de 685 pessoas. Também participaram da fiscalização de um local de aglomeração de pessoas e ingestão de bebidas alcoólicas. O proprietário da casa foi multado por descumprir o decreto governamental. A 2ª Companhia do 19º BPM e os GPMs de Alvorada do Gurgueia, Eliseu Martins e Manoel Emídio, dando cumprimento ao decreto governamental, realizaram o fechamento de 13 estabelecimentos e lavratura de um termo circunstanciado de ocorrência por perturbação do sossego.
Os policiais da 4ª Companhia do 15° BPM e do GPM de Juazeiro do Piauí acompanharam e fiscalizaram as ações adotadas no enfrentamento à COVID-19 na cidade de Castelo do Piauí-PI, como o isolamento de passageiros que adentram a cidade, vindo de outros Estados em ônibus de turismo. Quatro ônibus foram abordados e os procedimentos feitos por parte da secretaria de saúde. E em São Miguel do Tapuio, a 2ª Companhia do 15° BPM, além de realizar rondas, fez barreiras sanitárias na Cidade. O GPM de Dirceu Arcoverde, em conjunto com a PMBA, esteve em barreiras na Divisa dos dois Estados para garantir a preservação da ordem e com o objetivo de apreender entorpecentes e armas de fogo.
No decorrer da semana, a Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTUR) foi sanitizada, atendendo aos protocolos de segurança dos órgãos de saúde. Os policiais militares da unidade receberam máscaras confeccionadas com elástico cruzado e regulador, que permite aos PMs o ajuste para seu melhor conforto. Além disso, foram entregues, na mesma Companhia, protetores faciais produzidos em acetato doados pelos membros do
Projeto PHB em Luta e desenvolvido pelos acadêmicos de medicina da UFDPAR. O efetivo da CIPTUR e da 3ª Companhia do 12º BPM passaram pelos testes rápidos de COVID-19.
A testagem em massa do efetivo ativo da PMPI para COVID-19 continuam em todo o Estado, com o objetivo verificar se os policiais estão em condições para o trabalho, bem como proporcionar mais segurança e salubridade para o desempenho das funções no combate ao coronavírus.
As atividades operacionais foram reforçadas diuturnamente por meio de planejadas, com rondas, averiguações veiculares e abordagens feitas pelos policiais militares do 1º BPM nos bairros Marques, Cabral, Boa esperança, Ilhotas, Vila Jerusalém, Vila Costa Rica, Redenção, Centro, São Pedro e Vermelha e pelas equipes do 13º BPM, na área da Santa Maria da Codipi, visando coibir ações delituosas.
Postagem: SAV Ingrid Rodrigues
Fotos: PMs/Unidades
DCOM