No final de semana, além de fiscalizar nas divisas do Estado e orientar a população, a Polícia Militar intensificou as abordagens e o policiamento na Capital e Interior do Estado por meio de Operações, que tem como objetivo coibir as ações delituosas. Ao todo, foram feitos 1039 atendimentos, onde 616 foram ocorrências de averiguações, 36 de meio ambiente, 24 de saúde pública, 17 de auxilio e apoio, 15 de desordem, dentre outras.
Na tarde de sexta-feira (10), o 21º BPM, a Guarda Civil Municipal e a Vigilância Sanitária fiscalizaram bares e locais de banho na Zona Rural e Urbana de Altos. Alguns bares foram interditados e, em diversos pontos de lazer, as pessoas foram informadas sobre o risco de aglomerações. O 6º BPM, localizado na Zona Sul de Teresina, orientou 96 pessoas e fechou 07 estabelecimentos comerciais. No Mercado do Parque Piauí, vendedores e clientes foram comunicados que deveriam fazer fila mantendo o distanciamento mínimo, seguindo as orientações dos órgãos de Saúde.
O 20º Batalhão, visando fiscalizar o cumprimento dos decretos do Estado e do Município no combate ao novo coronavírus, atuou em Povoados de Paulistana, orientando 28 pessoas. E a 2ª Companhia do 12º BPM patrulhou nas vias de acesso a Pedro II, bem como na área comercial e bancária da Cidade. Em Santa Filomena-PI, policiais militares da 3ª Companhia do 7º Batalhão e a Secretaria Municipal de Saúde realizaram uma Barreira Sanitária, em uma ação integrada. A mesma ação ocorreu nas zonas rurais de Esperantina, São João do Arraial, Campo Largo, Barras, Lagoa Seca, Juazeiro do Piauí e em Nossa Senhora dos Remédios, onde foram lavrados três termos circunstanciados de ocorrência por desobediência ao Decreto Estadual. No município de Castelo do Piauí, 88 veículos e 108 pessoas foram abordadas.
O policiamento ostensivo foi reforçado por meio da Operação Planejada na área do 8º BPM, com blitz e orientações a 237 pessoas. Na ocasião um CVRL foi realizado e uma motocicleta Fan foi recolhida, oito autos de infrações de trânsitos foram feitos e duas pessoas foram presas por roubo de celular. A operação foi desempenhada também na área do 15º BPM, em Campo Maior, local onde foram lavrados quatro TCO’s por direção perigosa. Em São João do Piauí aconteceu abordagem a 15 pessoas e a 5 veículos.
E na região de São João do Arraial, ocorreu a Operação Égide, desempenhada pelo BOPE com o intuito de localizar armas, drogas e veículos com restrição de roubo e furto, bem como manter a tranquilidade na cidade. A Operação CPE nas Ruas atuou em apoio às guarnições do 13º BPM, em Teresina, a qual transcorreu sem alteração. Os policiais realizaram ainda fiscalização de bares e som alto em veículos.
A 2ª Companhia do 19° BPM fez o policiamento preventivo e desempenhou ações de conscientização da população sobre os cuidados que devem ser tomados para combater o COVID-19 em Colônia do Gurguéia e Eliseu Martins. A guarnição cumpriu abordagens a 31 estabelecimentos e a 114 pessoas. Em Oeiras e Santa Cruz do Piauí, ocorreu à formação de barreiras na entrada da Cidade e, em Wall Ferraz, dois bares foram fechados.
No domingo (12), houve abordagens a 40 pessoas e orientações a 11 estabelecimentos e a 20 pessoas feitas pelo Comando do Policiamento Metropolitano II. A Coordenadoria Geral de Operações efetuou rondas pelas ruas de Teresina.
As guarnições da PMPI deram continuidade às barreiras na Divisa de Dirceu Arcoverde-PI com Remanso-BA, Divisa de Uruçuí-PI com Benedito Leite-MA, Divisa São João da Fronteira-PI com Tianguá-CE e nos Postos Fiscais de Cova Donca, Posto Retiro SEFAZ na Divisa de Cajueiro da Praia-PI com Chaval-CE, Posto Jacarandá na Cidade de Cocal da Estação e Posto Fiscal de Prensa na Divisa de Pedro II-PI com Poranga-CE.
As equipes da 4ª Companhia do 4º BPM também estiveram presentes na intensificação das barreiras na divisa de Fronteiras-PI com o Ceará e ainda na BR 316 que liga o Município de Marcolândia ao Estado do Pernambuco, onde transcorreu abordagem a 46 veículos.
A operação nas divisas tem como finalidade verificar o destino de todos os transeuntes que adentram o Estado, e notifica-los, após passarem pela triagem da vigilância sanitária, sobre o período de quarentena que deve ser cumprido, minimizando os riscos de transmissão do COVID-19 no Piauí.
Postagem: SAV Ingrid Rodrigues
Fotos: PMs/Unidades
DCOM