O Comando do 4º BPM da Polícia Militar do Piauí divulgou, na manhã desta sexta-feira (31), o Balanço Geral da Primeira Fase da Operação Vale do Guaribas e apresentou o Comparativo dos índices criminais de janeiro de 2019 e 2020.
Desde o dia 10 de fevereiro, a Coordenadoria Geral de Operações da Polícia Militar do Piauí tem empregado equipes de diversas unidades na execução da Operação Vale do Guaribas, realizada no Município de Picos, dentre elas equipes do 4º BPM, do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do Batalhão de Policiamento Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE), do Batalhão Tático Aeropolicial (BTAP), do Tático Operacional Rodoviário do Batalhão de Polícia Rodoviário Estadual (TOR/BPRE), da Força Tática do Promorar e da Diretoria de Inteligência que atuam em harmonia praticando várias ações ostensivas e repressivas.
O Término da operação estava previsto para o dia 07 de fevereiro do corrente ano, porém, seguindo determinação do Comandante Geral, Cel Lindomar Castilho, será prolongada até o fim do período de carnaval na região.
De modo geral, foram realizadas 5.821 abordagens a pessoas e veículos, entre carros, motos, ônibus até a meia-noite de ontem (30/01). Dentre os resultados obtidos, destaca-se a apreensão de cerca de 66kg de cocaína, em duas ocorrências distintas, a recuperação de quatro motocicletas e de uma carreta roubada na região de São João do Piauí; bem como a captura de quatro indivíduos foragidos da Justiça e do Sistema Penal e a apreensão de três armas de fogo.
Por conta dessas ações, segundo registros da Central de Operações Policiais Militares (COPOM) do 4º BPM, houve uma diminuição de cerca de 10% no número do total de ocorrências, caindo de 135 para 122 o número total de ocorrências acionadas via 190 (EMERGÊNCIA POLICIAL) em até ontem 30/01.
Qualitativamente, os ganhos no combate ao crime foram ainda mais significativos, visto que houve um decréscimo substancial de ocorrências praticadas mediante violência e grave ameaça à pessoa, com a manutenção do registro zero de homicídio, mesmo quantitativo de 2019, mas com a redução de 83% no número de conduções por flagrante delito e, sobretudo, com redução 62,5% no número de registros roubos/furtos a transeuntes e diminuição de cerca de 78% de prática de crime de roubo/furto de veículos e motocicletas na cidade de Picos.
Oportunamente, o Comando do Batalhão divulgou também o lançamento da "Patrulha do T.C.O.", que consiste em uma equipe policial direcionada exclusivamente para o atendimento das Ocorrências de menor potencial ofensivo.
Ainda há muito o que se fazer, pontou o Comandante da Unidade, Major Felipe, explicando que, auxiliado pelo corpo de Oficiais e Praças da Unidade, está traçando planos e metas a serem executadas para gerir e otimizar o policiamento na região, destacando que estão sendo envidados esforços nesse sentido para a implantação do Sistema Mobile, que já existe na capital e em algumas cidades do interior, e que possibilita uma melhor gestão do policiamento, incrementando a fiscalização, o planejamento e a execução otimizada de estratégias operacionais sobretudo, assim como outras providências, como a difusão do Programa "Rede de Proteção Cidadão Alerta, Cidadão Participativo", que irá "ampliar a comunicação direta entre a comunidade e a Polícia Militar".
A cidade foi dividida em três áreas de policiamento, seguindo Cartão Programa, conforme planejamento do Comando do 4°BPM.
Segundo o Coronel Márcio foi constatado que o policiamento ostensivo, lançado em áreas delimitadas, cumprindo itinerário e PBs estabelecidos previamente em Cartão Programa, com acompanhamento diário, com objetivos e metas a cumprir em número de abordagens ainda é a melhor ferramenta para a redução dos índices de violência e criminalidade! "Patrulhar para servir e abordar para proteger não é somente um lema, mas sim, uma doutrina que continua atual, eficiente e eficaz", frisou o Coordenador de Operações.
Postagem: SAV Ingrid Rodrigues
Fotos: PMs/Unidades
DCOM