Na manhã desta quarta-feira (28), ocorreu a palestra “Dorme muito mal. Será isso causa ou efeito?” em alusão ao Dia do Psicólogo (27∕08) promovido pelo Centro de Assistência Integral à Saúde (CAIS), no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Piauí.
O Subcomandante Geral da PMPI, Coronel Sousa Filho, realizou a abertura do evento e relembrou a rotina dos policiais militares e a importância da psicologia para todos, assim como do conhecimento adquirido na palestra para que os policiais militares adotem procedimentos para ter um sono melhor e consequentemente prestar um melhor serviço para a sociedade. E também parabenizou a iniciativa do CAIS pela promoção desse momento.
Em seguida, a Cabo Rosiane Lima, Psicóloga do CAIS, apresentou dados estatísticos de uma pesquisa realizada com policiais militares e suas respectivas relações com o sono, constatando que muitos têm problemas relacionados ao adormecimento.
Posteriormente a Psicóloga especialista em sono e Diretora da Clínica Cuidarte, Kyslley Urtiga, realizou a palestra e abordou dados relevantes, bem como atitudes que podem ser adotadas por todos, tendo em vista uma melhor qualidade de vida e também adequou situações para rotina do policial militar.
A Psicóloga destacou que o distúrbio do sono pode ser associado a fatores que causam a depressão, então é necessária uma boa qualidade de vida. Pois a falta dele causa irritabilidade, estresse e falta de concentração, entre outros fatores que podem acarretar em doenças mais graves. “É importante abordar o tema sono para todas as classes, e quanto aos policiais militares que têm um trabalho muito estressante e de muitas vezes troca de turno, é preciso clareza sobre as higienes do sono para que eles consigam compreender a importância, inclusive no desempenho do trabalho. Foi percebido hoje que muitos policiais militares estão preocupados, e isso é bom, pois as pessoas olham para sua condição física e percebem que o sono está sendo negligenciado e a partir do momento em que se percebe a dificuldade em dormir é possível conectar isso com a falta de atenção, de concentração e inclusive a preocupação com a qualidade de vida, esta é consequência de uma noite bem dormida, prática de atividade física, horário para dormir e acordar, e uma boa alimentação”, enfatizou a especialista Kyslley Urtiga.
Ela também destacou que o sono é uma necessidade fisiológica, e para os policiais militares que trabalham com atenção a todo o momento, ao chegarem a suas residências devem tentar reduzir o ritmo e fazer uma atividade relaxante antes de dormir. Visto que a privação do sono se tornou um problema de saúde pública. E os usos de celular, televisão, computador antes de dormir, também não contribuem para um dormir saudável, e deve ser evitado o uso desses objetos na cama. A Psicóloga informou que todo caso é particular e é necessário um acompanhamento. Então as pessoas não podem se automedicar, devem procurar profissionais, pois o uso frenético de medicamentos para viabilizar o sono ou para inibi-lo pode acarretar em transtornos para saúde.
Por fim, o Coronel Edvaldo, Diretor da DITEL, agradeceu a Psicóloga pela palestra e compartilhamento de informações que podem ser postas em prática aspirando uma boa qualidade de vida e dando a importância devida ao sono e finalizou entregando-a um diploma.
Também estiveram presentes: o Coronel Freitas, o Coronel Hudson, Subchefe da EMG, Tenente-Coronel Matias, Coordenador do Núcleo de Controle de Gestão Interna Adjunto, o Tenente-Coronel Rubens, Subdiretor da Diretoria de Administração e Finanças, a Tenente-Coronel Elza, Diretora de Comunicação Social, o Tenente-Coronel Marcos Antônio, Subcomandante de Policiamento Metropolitano I, e os demais oficiais e praças da Instituição.
Postagem: SAV Alveralicy
Fotos: Sgt F. Carvalho
DCOM