INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Militar do Piauí logo
+ Todas as Notícias...
Últimas Galerias de Fotos
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
 
188 ANOS PMPI
188 ANOS PMPI
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
 
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
+ Mais Galerias de Fotos...
I Encontro pedagógico PROERD-PI 2019
25/03/2019 - 11:42  
  
Twitter 
Google+ 
Capacitação realizada pelo SD Rafael aos instrutores PROERD
Nos dias 21 e 22 de março, 31 policiais militares da coordenação estadual, mentores e instrutores PROERD de várias regiões do Piauí participaram do I Encontro Pedagógico do Programa no Centro de Tecnologia da Universidade Federal (CT-UFPI).


O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é previsto em lei estadual e desde 2014 é executado de acordo com a matriz curricular pedagógica nacional específica, constituindo-se em tema transversal de cidadania, prevista na lei de diretrizes e bases da educação brasileira. Os currículos do programa sofrem constantes modificações adequando-se tanto as mudanças sociais, quanto metodológicas, motivo que se fazem necessários os encontros pedagógicos para que os instrutores do Piauí fiquem nivelados nacionalmente e possam aplicar as lições mais atuais do programa. 
enc_pedagogico_proerd_2019enc_pedagogico_proerd_2019

O Soldado PM Rafael, lotado no 13º BPM, é um dos 10 mentores PROERD do Piauí, e desde 2013 quando fez o curso no Pará, trabalha nas equipes de formação de instrutores. Ele esclarece que o encontro pedagógico é uma capacitação que objetiva compartilhar experiências e tirar dúvidas em relação aos currículos, e os mentores agem como facilitadores para estes.
enc_pedagogico_proerd_2019

SD Rafael acrescenta que dentre as novidades deste ano para o programa será a implementação do currículo do 7º ano, que visa trabalhar com os adolescentes, o que requer mudanças de postura do policial, na linguagem verbal quanto corporal, pois o currículo é diferenciado, levando os jovem a trabalhem mais em grupo e orientando-os a tomarem decisões seguras e responsáveis.

Para a Sargento PM Nadjha, instrutora participante da capacitação, a mensagem central do encontro é que os instrutores possam atuar nos quatro currículos do programa, que vai desde as séries iniciais ao currículo pais, e assim dobrar a atuação do PROERD neste ano em relação ao ano passado.
enc_pedagogico_proerd_2019
Dado a realidade das drogas no país a Major Josilene, Coordenadora Estadual PROERD, avalia como de fundamental importância a atuação do programa, pois em cada município que tem um policial militar PROERD este consegue fazer uma mobilização com toda a comunidade escolar e as famílias contra as drogas.

Buscar as parcerias juntos às secretarias de educação dos municípios e do estado e ampliar as turmas em relação a 2019, este é um dos objetivos do encontro segundo o Comandante Geral da PMPI, Coronel Lindomar, para isso, se quer aqui motivar os instrutores e prepará-los para este desafio, pois a contribuição do PROERD para a segurança pública na área da prevenção é enorme, afastando as crianças e adolescentes das drogas. O Comandante Geral destacou também a agilidade agora para a celebração dessas parcerias com a existência, na Corporação, da Fundação Reviver, para a aquisição de materiais e logística do programa.


Postagem: Sgt Paulo Brito
Fotos: Sgt F Cavalho
Polícia Militar do Piauí - Quartel do Comando Geral
Avenida Higino Cunha, nº 1750 Bairro Ilhotas CEP: 64014-220
Telefone: (86) 99441-2471 (Ouvidoria) - Email: comando@pm.pi.gov.br