Nos dias 21 e 22 de março, 31 policiais militares da coordenação estadual, mentores e instrutores PROERD de várias regiões do Piauí participaram do I Encontro Pedagógico do Programa no Centro de Tecnologia da Universidade Federal (CT-UFPI).
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é previsto em lei estadual e desde 2014 é executado de acordo com a matriz curricular pedagógica nacional específica, constituindo-se em tema transversal de cidadania, prevista na lei de diretrizes e bases da educação brasileira. Os currículos do programa sofrem constantes modificações adequando-se tanto as mudanças sociais, quanto metodológicas, motivo que se fazem necessários os encontros pedagógicos para que os instrutores do Piauí fiquem nivelados nacionalmente e possam aplicar as lições mais atuais do programa.
O Soldado PM Rafael, lotado no 13º BPM, é um dos 10 mentores PROERD do Piauí, e desde 2013 quando fez o curso no Pará, trabalha nas equipes de formação de instrutores. Ele esclarece que o encontro pedagógico é uma capacitação que objetiva compartilhar experiências e tirar dúvidas em relação aos currículos, e os mentores agem como facilitadores para estes.
SD Rafael acrescenta que dentre as novidades deste ano para o programa será a implementação do currículo do 7º ano, que visa trabalhar com os adolescentes, o que requer mudanças de postura do policial, na linguagem verbal quanto corporal, pois o currículo é diferenciado, levando os jovem a trabalhem mais em grupo e orientando-os a tomarem decisões seguras e responsáveis.
Para a Sargento PM Nadjha, instrutora participante da capacitação, a mensagem central do encontro é que os instrutores possam atuar nos quatro currículos do programa, que vai desde as séries iniciais ao currículo pais, e assim dobrar a atuação do PROERD neste ano em relação ao ano passado.
Dado a realidade das drogas no país a Major Josilene, Coordenadora Estadual PROERD, avalia como de fundamental importância a atuação do programa, pois em cada município que tem um policial militar PROERD este consegue fazer uma mobilização com toda a comunidade escolar e as famílias contra as drogas.
Buscar as parcerias juntos às secretarias de educação dos municípios e do estado e ampliar as turmas em relação a 2019, este é um dos objetivos do encontro segundo o Comandante Geral da PMPI, Coronel Lindomar, para isso, se quer aqui motivar os instrutores e prepará-los para este desafio, pois a contribuição do PROERD para a segurança pública na área da prevenção é enorme, afastando as crianças e adolescentes das drogas. O Comandante Geral destacou também a agilidade agora para a celebração dessas parcerias com a existência, na Corporação, da Fundação Reviver, para a aquisição de materiais e logística do programa.
Postagem: Sgt Paulo Brito
Fotos: Sgt F Cavalho