Alunos do CFSD debatem Direitos Humanos em ciclo de palestras e visitas a Centros de referência
26/01/2018 - 14:23
Alunos do CFSD em visita à Comissão de Direito Humanos
Alunos do Curso de Formação de Sodados (CFSD 2018) que hora realizam o curso no Centro de Educação Profissional participaram durante todo o dia de ontem, 25, de uma atividade pedagógica prática, dentro da disciplina de Direitos Humanos, ética e cidadania. Os alunos divididos em pelotões visitaram Centros de referência na defesa dos Direitos Humanos, e participaram de palestras nos Órgãos e no auditório do Comando Geral da PMPI com coordenadores de grupos de Direitos Humanos.
A atividade foi realizada com a proposição e o acompanhamento dos instrutores da disciplina Coronel Rogério Almeida, Tenente Coronel Mota e Capitão Carmos que levaram os alunos às Comissões de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Teresina, da OAB, ao Conselho Tutelar e propiciaram um ciclo de palestras com a senhora Marinalva Santana, coordenadora do Grupo Matizes, com Isadora Carvalho, da União da Juventude Socialista e com a Drª Alba, da Comissão de Direitos da Mulher que tratou do feminicídio.
Um dos instrutores da disciplina, o Capitão Carmos, falou sobre a proposta da formação que ressalta a importância do policial militar na sociedade como um garantidor dos direitos do cidadão, “é com muita satisfação que nós estamos trabalhando essa disciplina com os recém-chegados na Polícia Militar, esclarecendo pra eles que a PM é uma polícia cidadã, ela trabalha junto à comunidade, e ela trabalha para a comunidade. Então com essa ótica, nós temos que fazer uma proposta de formação em que os policiais entendam que eles são agentes fundamentais dentro da sociedade e que eles têm que zelar diuturnamente pela dignidade da pessoa humana, justamente, tutelando todos os seus direitos fundamentais inerentes à pessoa humana”, ressalta o instrutor.
Segundo este instrutor, o objetivo de levar estes formandos ao encontro das entidades e das instituições que trabalham com a tutela da dignidade da pessoa humana, para mostrar que existem esses órgãos que estão à frente da busca da garantia desses direitos, e que os policiais militares, enquanto operadores dos direitos, operadores da segurança pública, tem que andar passo a passo com as essas entidades e fortalecendo o trabalho delas.
Marinalva Santana, Coordenadora do Grupo Matizes, destacou que o grupo atua em Teresina desde 2002 na defesa de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, e que o encontro foi um diálogo produtivo com os futuros policiais militares, pois, “é importante que a Polícia Militar esteja sensibilizada para a abordagem, com grupos vulneráveis como é o grupo de LGBTT, que não só aqui no Piauí como em todos os locais do Brasil, sofrem violência”. O Coronel Rogério, coordenador da disciplina, enfatizou o compromisso da Corporação na pessoa do Comandante Geral, Coronel Carlos Augusto, em formar policiais militares cidadãos, que façam segurança pública de acordo com o Estado Democrático de Direito. E avaliou positivamente a dinâmica que proporcionou uma interação dos alunos com as entidades de defesa dos Direitos Humanos.
Polícia Militar do Piauí - Quartel do Comando Geral
Avenida Higino Cunha, nº 1750 Bairro Ilhotas CEP: 64014-220
Telefone: (86) 99441-2471 (Ouvidoria) - Email: comando@pm.pi.gov.br