Na tarde desta quinta-feira (31), reuniram-se, no Gabinete do Comando do 20º Batalhão da Polícia Militar do Piauí, com sede em Paulistana-PI, o Prefeito Municipal de Caridade do Piauí, Antoniel de Sousa Silva, mais conhecido como Toinho, o Presidente da Câmara Municipal de Caridade do Piauí, Vereador Wellington da Silva Santos, e os Secretários de Educação e Administração Municipais, respectivamente Aldo César da Silva e Willamy da Silva Santos. O objetivo foi acertarem o cronograma de execução do PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA (PROERD), a ser implementado junto à comunidade estudantil e de pais de alunos daquela urbe.
Na reunião com o Comandante do 20º BPM, Major Estanislau Felipe, na presença das duas instrutoras do PROERD, Capitã Rozileide e Soldado Sueane, foi definido O cronograma para o terceiro quadrimestre deste ano nas escolas do Município de Caridade do Piauí, a atuação dos instrutores. Além disso, foi marcada para o próximo dia 04 de setembro a solenidade do lançamento oficial do Programa na cidade.
Segundo o Prefeito Toninho, a meta é de logo formar cerca de trezentos ou mais alunos até o fim do ano em curso.
"A nossa expectativa é a de que possamos implementar nas crianças assistidas, bem como em várias famílias, a semente da prevenção ao contato com o mundo das drogas, e, quiçá, possamos estar afastando, também através da conscientização, pais de família do vício do álcool e drogas afins, ao deixá-los cientes de suas responsabilidades como chefes de família e formadores da personalidade dos filhos", enfatizou o Major Felipe, Comandante da Unidade e Coordenador do Programa no âmbito da circunscrição do Batalhão de Paulistana.
PROERD: nossas crianças longe das drogas
O PROERD é um programa cuja finalidade preventiva está fundamentado na interação POLÍCIA, ESCOLA e FAMÍLIA, onde um policial instrutor vai até a escola e ministra lições de prevenção ao uso e contato com as drogas (inclusive as "lícitas"), bem como outros temas como "valorização da amizade", o "buillying", "gangues" e a "violência".
Recentemente, o Programa, que trabalhava basicamente com crianças, passou a alcançar também os pais, visando aspectos da estruturação familiar, ressaltando a importância da presença dos responsáveis na vida da criança, por meio de um novo currículo denominado "PROERD PAIS".