INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Militar do Piauí logo
+ Todas as Notícias...
Últimas Galerias de Fotos
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
 
188 ANOS PMPI
188 ANOS PMPI
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
 
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
+ Mais Galerias de Fotos...
Começa Capacitação sobre Autoproteção Policial para efetivo da PMPI
30/06/2017 - 12:42  
  
Twitter 
Google+ 
Cel César, da PMPA, deu início às instruções.
Para encerrar o ciclo de palestras acerca da segurança pessoal dos policias militares durante a folga, ministradas por policiais do BOPE (Batalhão de Operações Especiais) em Unidade de Teresina, começou, na manhã de hoje (30), uma Capacitação de Autoproteção Policial. O evento acontece no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Piauí - FIEPI, das 8 as 12h e das 14 as 18h. 

Estiveram presentes na solenidade de abertura do curso o Comandante Geral da PMPI, Coronel Carlos Augusto, o Subcomandante Geral, Coronel Lindomar, e vários outros Oficias e Praças da Corporação, além do Quarteto de Metais da Banda de Música da PMPI. Também foram disponibilizadas vagas para diversos órgãos parceiros: Secretaria de Segurança Pública, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal de Teresina, Polícia Civil, 25 BC e 2° BEC, dentre outros.

A capacitação continuará durante a manhã de sábado (1° de julho), com instruções voltadas aos multiplicadores do tema abordado nesta ocasião.

Veja as fotos no álbum

Técnicas de Sobrevivência Policial durante a folga: uma reflexão necessária

Para mediar e conduzir os debates sobre o tema, foram convidados Oficiais da Polícia Militar do Pará – PMPA. Para o Tenente-Coronel James, Comandante do BOPE, essa é uma boa forma de reforçar o que tem sido repassado ao efetivo. “A gente encerrou o ciclo de palestras na região metropolitana de Teresina. Para trazer um aspecto mais substancioso ao que foi colocado para os policiais, a gente trouxe Oficiais que já têm um estudo acadêmico com relação a isso, para que a gente possa massificar os conceitos que foram disseminados na nossa tropa”, afirmou.

Segundo o Coronel César, Mestre em Segurança Pública, atual Chefe da Casa Militar da Governadoria do Pará e um dos palestrantes convidados, a Polícia Militar do Pará percebeu que, de cada dez casos de mortes de policiais, oito acontecem fora de serviço,  o que é um dado muito preocupante.

“Nós percebemos também que todo treinamento que o policial recebe ao longo da carreira, ao longo dos cursos de formação e especialização, são voltados para usar no serviço. Então, baseado numa dissertação de mestrado, que estudou os riscos da atividade policial militar, nós criamos essa metodologia, que ensina o policial a como se comportar fora de serviço, justamente para evitar ser uma vítima. Na verdade, ensina técnicas de preparação mental, de criação de cenários mentais, para que eles possam se preparar para essa nova realidade que a gente vem vivendo”, explica o palestrante.

Na opinião do Oficial da PMPA, esses estudos e debates são uma forma de tentar diminuir os números de policiais vitimados fora do serviço.  “A violência no Brasil vem aumentando, a violência contra policiais vem aumentando também, porque nós somos vítimas preferenciais, os bandidos vêm tentar nos roubar e roubar nossas armas, e o policial, por instinto, às vezes, reage. E reage de maneira inadequada, porque ele não está treinado para fazer isso fora de serviço. Ele está treinado pra usar as mesmas técnicas que ele usa durante o serviço e, fora do serviço, não é a mesma coisa, não funciona da mesma forma”. 

O Coronel César enfatiza, ainda, a necessidade desse tipo de discussão dentre os profissionais de Segurança Pública, pois as pesquisas realizadas mostram que o policial, se não tiver um treinamento adequando, reagirá, durante a folga, da mesma maneira que faria estando de serviço, em que ele teria apoio de outros policiais, equipamentos de proteção individual (como colete de proteção balística), apoio institucional, viatura etc. Todavia, esse policial, normalmente, não tem tudo isso à sua disposição quando está sozinho, com a família ou numa atividade paralela, por isso deve agir de forma diferente para resguardar sua vida e de seus familiares.


Palestras sobre Autoproteção Policial nas Unidades do interior do Estado

De abril a maio deste ano, foi aplicado o ciclo de palestras com o tema “Instrução sobre Sobrevivência Policial em Área Urbana” ao efetivo das várias Unidades da Teresina. As palestras foram ministradas por policiais do BOPE, com o intuito de repassar alguns cuidados necessários para a segurança pessoal dos policiais militares nos momentos de folga ou durante os deslocamentos ao entrar e sair de serviço, evitando exposições ou situações de vulnerabilidade.

Segundo o Tenente-Coronel James, após a etapa da Capital, já está em fase de planejamento etapa que levará essas orientações ao efetivo lotado nas Unidades do Interior do Piauí. “Nós vamos, agora, partir para o interior. Vai ser iniciado pelo 4° Batalhão e, posteriormente, nos outros Batalhões”, informa.


Texto: Cabo Larissa
Fotos: Sargento F. Carvalho

Polícia Militar do Piauí - Quartel do Comando Geral
Avenida Higino Cunha, nº 1750 Bairro Ilhotas CEP: 64014-220
Telefone: (86) 99441-2471 (Ouvidoria) - Email: comando@pm.pi.gov.br