Centenas de pessoas morrem em decorrências negativas do uso do álcool. A violência, acidente de trânsito, insuficiência hepática e cirrose, são consequências do consumo do álcool. Preocupado com a saúde do policial militar, o CAIS (Centro de Assistência Integral á Saúde da PMPI), admite que o alcoolismo é uma doença progressiva, irreversível, de consequências fatais, e criou a campanha “Superando Limites“ para fazer o acompanhamento e prestar orientações aos policiais e bombeiros militares do nosso Estado. Para ser acompanhado pelo Cais o policial militar deve manifestar a vontade de parar de beber, e fazendo parte do programa terá guardado sigilo do seu nome .
O Capitão Marcos em palestra no auditório do HPM realizado no dia 18/05/2016, falou que o objetivo do CAIS é ajudar o policial militar nas suas dificuldades emocionais e na área psíquica ou qualquer problema que possa atrapalhar o desenvolvimento de realizar suas tarefas Disse que o CAIS fará ações de prevenção, intervenção e tratamento do uso indevido de drogas ou desordens mentais. O CAIS conta com a cooperação dos Alcoólicos Anônimos, onde homens e mulheres compartilham experiências e esperança usando sua própria história, a fim de resolver o problema e trazer superação.
O Dr. Lúcio disse que tontura, euforia, redução da coordenação motora, perda de equilibro e reflexo, são apenas alguns prejuízos do nosso sistema nervoso central que a abstinência do consumo da bebida ocasiona, assim como a ansiedade, aumento de temperatura, alucinações, insônia, e alteração de humor. O fato é que o paciente sozinho não conseguirá sem ajuda do serviço de saúde mental, estabilizar esses sintomas, com isso o quadro patológico pode evoluir e trazer convulsões a esse indivíduo.
O Cais leva a mensagem que o policial militar não está sozinho e que pode contar com o serviço do órgão que está localizado na rua João da Cruz Monteiro,1751,Ilhotas-Teresina-PI .
Texto e foto: Jardenya Bezerra