CANIL da PMPI capacita profissionais em técnicas com cão para o uso policial
09/03/2016 - 11:48
A formação aprimora o uso do cão em ações da polícia
Iniciado dia 22 de fevereiro e com previsão de conclusão para o dia 23 de março, o primeiro curso de Cinotecnia realizado pelo CANIL, Companhia do BPRONE da PMPI, tem o objetivo de preparar o policial militar para adestrar e treinar o cão para o patrulhamento motorizado e a pé.
O público alvo, policiais militares do Piauí, Maranhão, Bahia, Mato Grosso, Paraíba e policiais de instituições convidadas, como Polícia Federal, Polícia Civil e Secretaria de Justiça, está aprendendo a lidar com o cão através de disciplinas teóricas e práticas, de direitos humanos, obediência básica, guarda e proteção, abordagem, prática de tiro e controle de distúrbios civis utilizando cães, com instrutores da própria Corporação da PMPI, do Ceará e do Rio Grande do Norte.
Segundo o Tenente Azevedo, secretário do curso e Subcomandante do CANIL, ao concluírem o curso os profissionais estarão habilitados a trabalhar com o cão em policiamento em estádios de futebol, apoiar Companhia de Choque durante rebeliões em presídios e no patrulhamento nas ruas a pé ou motorizado e acrescenta que “os policiais do CANIL formados irão treinar os nossos cães e viaturas de policiamento atuarão em Teresina com a utilização de cão, participando das abordagens, dando proteção aos demais membros da equipe e buscando a localização de drogas”.
Para o Instrutor da PM do Ceará, Sargento Iramilton, que ministra, juntamente com o Sargento PMCE Amilton, a disciplina de obediência básica, “o cão é considerado uma arma semi-letal e de uso muito eficiente no combate à criminalidade tanto nas abordagens quanto no faro e na busca e captura de foragidos e de pessoas perdidas”.
De acordo com o Soldado Jansen, da PM do Maranhão, o curso é feito em duas etapas. A primeira, a parte física do policial e, em seguida, o preparo do cão e que “o cão é tido como parte de si, parte da sua vida, assim, para que ocorra um bom serviço é importante o policial está bem consigo mesmo, física e psicologicamente, para também obter um bom desempenho do cão” afirma o aluno do curso Cinotécnico.
O Cabo PMPI Romário já trabalha com cães, no CANIL, afirma que o curso está somando em muito aos conhecimentos já existentes, sobretudo na consolidação dos procedimentos, nas medidas de segurança, de forma que a sociedade sentirá nas ruas os reflexos das ações do CANIL que já apresenta resultados. “A formação implicará em um adestramento mais eficiente do cão, como por exemplo, o treino da mordida de boca cheia, não podendo ser uma mordida lúdica em que o cão brinca, porque na rua vamos precisar do cão como um terceiro ou quarto policial e a nossa vida pode depender dele, assim precisamos dele bem preparado” ressalta o Cabo Romário.
PM-5 Texto: Cb Paulo Brito Revisão: Maj John Fotos: Sgt F Carvalho
Polícia Militar do Piauí - Quartel do Comando Geral
Avenida Higino Cunha, nº 1750 Bairro Ilhotas CEP: 64014-220
Telefone: (86) 99441-2471 (Ouvidoria) - Email: comando@pm.pi.gov.br