O Comando da Polícia Militar do Piauí orientou a divulgação, a todos os integrantes da Corporação, do trabalho de conclusão de curso produzido pela Coronel Elza Rodrigues Ferreira, com tema “Proposta de gerenciamento das mídias sociais no âmbito da Polícia Militar do Piauí: possibilidades e limitações”.
Nesse trabalho científico, que contou com a orientação da Profa. Dra. Karenine Miracelly Rocha da Cunha, que é Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, a Coronel aborda a importância das mídias sociais dentro das organizações, retratando todo o contexto histórico e ascensão da utilização das mídias sociais por grupos institucionais, dando ênfase à instituição PMPI.
Devido ao aumento da presença da Polícia Militar nessas mídias sociais e às possibilidades ampliadas de comunicação que esses meios proporcionam, o Comando-geral recomendou – com base nos resultados da citada pesquisa e levando em consideração se tratar de um tema de interesse social – a difusão do trabalho por meio de reuniões nas diversas Unidades da Polícia Militar, da capital e do interior, especialmente nas unidades de ensino, com palestras especificas sobre o tema, que deverão ser realizadas pela DCOM. Determinou, ainda, que seja elaborado um manual de identidade visual, com o objetivo de buscar a padronização dos produtos gráficos e audiovisuais utilizados nas mídias da Corporação.
Dentro da dissertação, é discorrido sobre a padronização e limitações das diversas ferramentas utilizadas pelas Organizações policiais militares, além de propor adequações do gerenciamento às determinações normativas da instituição. Aponta também que, por meio das mídias sociais, é viável a possibilidade de manter e até mesmo construir um cenário propício para que a PMPI seja precedida positivamente, tanto dentro das redes como fora do ambiente virtual. Além disso, enfatiza a utilização das mídias sociais como espaço democrático para divulgação das atividades institucionais, para o acompanhamento do grau de interatividade com o público-alvo, e para o fortalecimento da imagem e credibilidade institucional.
DCOM