Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 10, no gabinete do Comando Geral uma reunião com as entidades gestoras do Programa Vida no Trânsito. Participaram da reunião o Cel PM Carlos Augusto – Comandante Geral da PMPI, o Cel PM Lindomar – Subcomandante Geral da PMPI, o Comandantes da CIPTran – Major Viana e o Comandante do BPRE – Major Ramos. Na oportunidade, foi tratada a renovação da parceria da Polícia Militar do Piauí na execução do Programa.
O Programa Vida no Trânsito é um programa internacional que visa à efetivação de ações para a redução dos acidentes de trânsito e a produção de relatórios estatísticos que formam uma radiografia do trânsito brasileiro. Em Teresina, o Programa existe desde 2010 e a Superintendência de Trânsito de Teresina - Strans coordena as ações de educação e de fiscalização e a Fundação Municipal de Saúde - FMS trabalha com a produção de relatórios de dados.
De acordo com Samyra Motta, Gerente de Educação de Trânsito da Strans, a reunião foi motivada pela visita da representa do Ministério da Saúde e visa fortalecer ainda mais os laços de cooperação entre os órgãos que gerenciam o Programa Vida no Trânsito e a Polícia Militar com o objetivo de melhorar a fiscalização no trânsito e o preenchimento do boletim de ocorrência da CIPTran e do BPRE. Afirmou que a reunião foi positiva, pois como sempre a Polícia Militar do Piauí é bastante receptiva às demandas do Programa e ficamos satisfeitas com os encaminhamentos dados.
O próximo passo é intensificar as ações educativas e de fiscalização no trânsito com a realização de blitz. Assim, com esta maior presença nas ruas, esperamos que a população seja conscientizada que medidas preventivas como não dirigir alcoolizado, utilizar o cinto de segurança e o uso do capacete evitam acidentes e mortes no trânsito, acrescentou a Gerente de Educação de Trânsito da Strans.
Para Vera Lídia, da Secretaria de Saúde de Curitiba e à disposição do Ministério da Saúde, a visita à Teresina tem a proposta de apoiar o munícipio na construção desta proposta chamada Vida no Trânsito, renovando as parcerias necessárias para a redução das mortes no trânsito. Nesse contexto, o papel da Polícia Militar e dos demais parceiros da segurança pública é de fundamental importância no sentido de produzir informações de qualidade e principalmente nas ações de fiscalização quanto ao uso de álcool ao volante. E avalia que, de acordo com os dados gerados em Teresina, os índices ainda estão acima da meta estabelecida, o que reforça a necessidade de fortalecimento destas parcerias para a redução necessária.
O Comandante Geral, Coronel Carlos Augusto, reconheceu que o Piauí é um dos Estados da Federação com maior índice proporcional em acidentes de trânsito de acordo com dados do Ministério da Saúde e afirma que a Corporação enfrenta algumas dificuldades operacionais e culturais para efetivação de ações de fiscalização no trânsito, como a necessidade de ter sempre renovado convênio celebrado com o Detran e etilômetros em quantidade suficientes e devidamente calibrados.
Como exemplo positivo citou a cidade de São João do Piauí em que visitou há pouco tempo durante o festival da uva e pode constatar que na cidade 100% da população trafega de motocicleta anda de capacete depois que houve a integração com os órgãos do judiciário da cidade respaldando as ações de fiscalização da Polícia Militar.
Por fim, o Coronel Carlos Augusto, determinou aos comandantes do BPRE, Major Ramos e do CIPTran, Major Viana que em comum acordo com a gerencia do Programa intensifiquem as blitz na Capital no combate ao uso de álcool ao volante, bem como orientem os seus comandados para o melhor preenchimento dos boletins de ocorrência fitando maior eficiência na produção de dados estatísticos.
Polícia Militar do Piauí - Quartel do Comando Geral
Avenida Higino Cunha, nº 1750 Bairro Ilhotas CEP: 64014-220
Telefone: (86) 99441-2471 (Ouvidoria) - Email: comando@pm.pi.gov.br