No domingo (29), ocorreu o 2º turno das eleições em Teresina, a Coordenadoria Geral de Operações, com os grandes comandos, CPM I, CPM II, CPE, e os Batalhões das áreas do 1º, 5º, 6º, 8º, 9º, 13º, 17º e CIPM Promorar executaram a Operação nas zonas urbana e rural de Teresina, 236 policiais militares e 80 guardas civis estiveram nos locais de votação. A Polícia Militar também realizou o policiamento nessas áreas, a fim de proporcionar segurança para o eleitor exercer o voto de forma livre e democrática, bem como inibir crimes eleitorais. Da mesma forma os policiais militares, no dia anterior, sábado (28), acompanharam a instalação das urnas. O pleito eleitoral transcorreu sem alterações e sem registro de crimes eleitorais. Além da Polícia Militar estiveram integrados nessa operação os demais órgãos de segurança pública, Forças Armadas, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Guarda Municipal, no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual.

Ademais, desde a sexta-feira (27), foram deflagradas operações na região metropolitana, Candeeiro com apreensão de drogas, recuperação de veículos, registros de Auto de Infração de Trânsito e TCOs; Visibilidade com ponto base em todas as áreas norte, leste, sul e sudeste; Bloqueios com abordagens a condutores e veículos; Silêncio e Paz com combate a perturbação de sossego alheio com apreensão de aparelhos sonoros e confecção de COPs. Todas essas ocorreram de forma simultânea até o domingo, com abordagens a pessoas e veículos; blitz; bloqueios e patrulhamentos nos bairros e principais avenidas de Teresina. Nesse período foram atendidas 952 ocorrências, sendo 631 de averiguação, 11 de desordem, 32 de meio ambiente, 32 auxílio/apoio, 74 por perturbação, entre outros, resultou também na recuperação de 18 veículos, bem como apreensão de armas de fogo e entorpecentes. A CODAM apreendeu armas brancas durante patrulhamento no Centro da Capital. O 8º BPM, Choque e RONE estiveram realizando policiamento no Estádio Albertão, durante jogo entre River e Sinop, Campeonato Brasileiro, série D.

Além do policiamento ostensivo e preventivo, a Polícia Militar atuou no âmbito ambiental, na proteção dos animais, durante patrulhamento rural na cidade de Nazária foram resgatados 11 pássaros, que foram soltos em uma lagoa próxima a cidade, exceto o papagaio e o Chico preto, pois este está cego. Em Parnaíba, policiais militares da ROCAM do 2º BPM realizaram a Operação Impacto com objetivo de apreender armas, drogas ou veículos com restrições, coibindo a prática de ações delituosas, visando à tranquilidade da população parnaibana. Para isso, saturaram diversos bairros da cidade onde a mancha criminal aponta dia e horário de maiores probabilidades de incidências criminosas. E também o 2º Batalhão realizou a entrega de 07 TCOs juntamente com os instrumentos sonoros ao Juizado Especial de Parnaíba, proveniente das apreensões realizadas pelos policiais militares durante as Operações Sossego. Na cidade de Luís Correia-PI, a Companhia Independente de Policiamento Turístico está intensificando o policiamento no centro do município, nas praias e em toda sua extensão e em Cajueiro da Praia.
Postagem: SAV Alveralicy
Fotos: PMs/Unidades
DCOM