No período de 12 a 15 de novembro do corrente ano, a Polícia Militar empregou 5.267 policiais militares que atuaram nos 224 municípios piauienses reforçando o policiamento durante o pleito eleitoral. E as oitenta e duas zonas eleitorais contaram com a supervisão de um oficial superior. Ao todo, a PMPI fez a apreensão da quantia de R$ 75.500,00 utilizada na prática de crimes eleitorais e ainda de 18 armas de fogo.
Em Teresina, no Quartel do Comando Geral da PMPI foi montado o Centro Integrado de Comando e Controle Estadual. No local, além da Polícia Militar, de forma integrada, atuaram as Forças Armadas, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil do Piauí, Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, Tribunal Regional Eleitoral e Guarda Civil Municipal de Teresina. Para a coleta de dados, processamento e alimentação do sistema de informações foi utilizada a ferramenta córtex.
No decorrer desses dias, ocorreram reuniões para definir procedimentos que foram executados nos eventos políticos, blitzs, rondas, abordagens, averiguações veiculares, buscas pessoais, com o objetivo de garantir a tranquilidade do processo eleitoral e também de coibir a prática de ações delituosas. E no domingo (15), além do patrulhamento, as equipes policiais estiveram nos colégios eleitorais preservando a segurança das urnas eletrônicas.
As eleições ocorreram tranquilamente, tendo apenas o registro de 317 ocorrências relevantes que se caracterizaram por crimes comuns ou crimes eleitorais, como boca de urna, compra de votos, concentração de eleitores, transporte irregular de eleitores, propaganda irregular com a distribuição de santinhos, fornecimento ilegal de alimentação e desobediência às ordens da Justiça Eleitoral, nas cidades de Piripiri, Itaueira, Cajazeiras, Jaicós, Piracuruca, Ilha Grande, Jerumenha, Parnaíba, São Lourenço, Inhuma, Alegrete do Piauí, Buriti dos Montes, Teresina, dentre outros Municípios. Todas as providências foram adotadas e os envolvidos foram encaminhados para a Delegacia de cada cidade.
Para o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Lindomar Castilho, esta foi uma grande operação, a maior desse ano de 2020. “Envolvemos praticamente todo o nosso efetivo em atividade, todas as unidades operacionais e administrativas, estando presente em todos os municípios do Estado. Quero, portanto, reconhecer todo o trabalho feito, agradeço do Soldado ao Coronel que esteve ombreado comigo nessa delicada missão. Cada um dos senhores(as), que marcham verdadeiramente para construção de uma PM altiva, profissional, que deve sempre ocupar seu melhor lugar nas trincheiras de luta, é digno(a) da minha melhor continência. Agradeço a lealdade, maior virtude de um verdadeiro militar, e a consideração para com nossa honrada PMPI. Continuemos nossa marcha, segurai o fogo que a vitória é nossa”.
Postagem: SAV Ingrid Rodrigues
Fotos: PMs Unidades
DCOM