Na manhã desta sexta-feira (13), os Oficiais da Polícia Militar do Piauí participaram de videoconferência para finalizar as diretrizes a serem adotadas durante o pleito eleitoral 2020.
O Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Lindomar Castilho, repassou orientações a serem adotadas durante o pleito eleitoral pelas equipes policiais. Recomendou também os oficiais que deslocaram para as Cidades que se reúnam com os juízes e promotores eleitorais, bem como solicitou que as guarnições enviadas para o interior do Estado reforcem o policiamento diuturnamente nas respectivas cidades. Foi discutido ainda sobre a adoção dos documentos necessários para possíveis ações policiais durante o serviço. O Coronel Lindomar orientou que inicialmente as denúncias a respeito de crimes eleitorais sejam encaminhadas para as autoridades judiciais para diligências, e que nos locais que não tenham juízes e promotores eleitores, os policiais militares à frente façam uso dos documentos.
O Subcomandante Geral, Coronel Sousa Filho, falou sobre os relatórios de ocorrências que devem ser lançados nos grupos de eleições, de forma clara, sucinta e objetiva, com fotos e registros que possam enriquecer os dados estatísticos.
O Coronel Rodrigues, Coordenador Geral de Operações, também fez recomendações e orientações aos oficiais. “Aproveitem as equipes, intensifiquem as abordagens e reforcem o policiamento na Capital e Interior do Piauí. Policia Militar nas ruas, patrulhando, diligenciando, fazendo rondas em torno dos colégios eleitorais sem deixar de contemplar as rondas nas áreas comerciais, bancárias, bem como nas regiões de possíveis aglomerações de pessoas”.
E ao final, o Diretor de Finanças, Coronel Felipe, esclareceu sobre o pagamento de diárias e planejadas aos policiais. “O pagamento das diárias foi efetuado e está na conta dos militares. Se houver algum problema, comandantes entrem em contato para que possamos solucionar. E a respeito das planejadas, o sistema de pagamento de pessoal é feito somente dia 27 do corrente mês e por isto não há como fazer a antecipação do pagamento das planejadas”.
Postagem: SAV Ingrid Rodrigues
DCOM