No período de 23 a 25 de outubro do corrente ano, ocorreu a intensificação das fiscalizações de cumprimento dos decretos em todo o Estado do Piauí, por meio de equipes da Polícia Militar.
Em virtude do Decreto 19.278 de 21 de outubro, a Polícia Militar colocou em prática a operação Lei Seca para dar cumprimento as medidas de combate à disseminação do surto pandêmico da COVID-19. No Piauí foram 8.645 pessoas abordadas e orientadas, 3.921 veículos abordados, 743 estabelecimentos orientados e fechados, 12 armas apreendidas, 1.3 kg de drogas apreendidas, 66 prisões e apreensões, sendo 6 pelo descumprimento da medida, 2.080 ocorrências atendidas, 26 veículos recuperados, 173 autos de infração de trânsito, 100 remoções de veículos, 42 TCOs, sendo 24 por perturbação de sossego alheio/ e 8 por infração às medidas sanitárias.
Durante o final de semana, foram efetuadas diversas blitzs pela CIPTRAN e testes de alcoolemia, bem como as Operações policiais, dentre elas destaca-se a Operação Silêncio e Paz, que foi desempenhada pelo Batalhão de Policiamento Ambiental, na área do 5º BPM, Zona Leste de Teresina, resultando na lavratura de termos circunstanciado de ocorrência por perturbação do sossego e por infração de medida sanitária e orientação a dezessete estabelecimentos.
Na região da Santa Maria da Codipi, o 13º BPM efetuou Operação Planejada de Saturação. E nas áreas do 1º BPM, 5º BPM, 9º BPM, 17º BPM, 2ª CIPM-Promorar aconteceu a Operação Candeeiro, que contou com a participação da CGO, CPM I, CPM II, CPE e CPCOM. A ação teve com objetivo apreender armas, entorpecentes e recuperar veículos e, ainda, intervir nas situações de descumprimento dos decretos do Estado e Município e horário de funcionamento dos estabelecimentos, caso que ocorreu na área do 6º BPM. Além das abordagens, ocorreram rondas nas regiões comerciais e bancárias da Cidade.
Na Zona Sudeste de Teresina, o 8º BPM realizou três termos circunstanciados de ocorrência no Recanto das Palmeiras, local onde ocorreu aglomerações de pessoas com som automotivo em posto de combustível e no Pedro Balzi onde estava sendo feita uma festa. No Centro da Capital, a CODAM fez ação presença durante celebração de missa na Igreja de Nossa Senhora do Amparo, bem como no Troca-Troca.


A 2ª Companhia do 15º BPM desempenhou a Operação São Miguel do Tapuio Tranquilo visando coibir as ações delituosas e na ocasião foi feita barreira na entrada da Cidade e abordagens a 36 veículos e a 72 pessoas. Em Castelo do Piauí, a barreira policial na PI 115 segue ocorrendo no Portal da Cidade, onde são feitas buscas pessoais e averiguações veiculares, bem como orientações a respeito das medidas preventivas que devem ser adotadas para evitar a propagação do coronavírus. Além disso, o patrulhamento e ações preventivas foram executadas nas Cidades de Água Branca, Simões, Colônia do Gurgueia, Manoel Emídio, Alvorada do Gurgueia, Eliseu Martins, Bom Jesus e em Guadalupe, dentre outras. Na cidade de Parnaíba, o 2º BPM, deu continuidade a Operação Impacto com as equipes táticas e ROCAM que resultou na apreensão de oito armas brancas e entorpecentes. E em Floriano, o 3º BPM em ação conjunta com a Vigilância Sanitária, SUTRAN e Conselho Tutelar reforçou as fiscalizações das determinações das medidas de prevenção e controle da COVID-19. A Cap Leucijane, Subcomandante do 3º BPM, ressaltou que a participação na fiscalização, visa o cumprimento das determinações das medidas de prevenção e controle da disseminação do SARSCoV-2 (COVID - 19).
Postagem: SAV Ingrid Rodrigues
Fotos: PMs Unidades
DCOM